No dia 23 de março de 2022, na aldeia de Djabula, em Moçambique, a equipa da Sede esteve reunida com a Associação Pfukane Djabula para a assinatura do protocolo que define a co-gestão do Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula. A equipa da Sede foi muito bem acolhida pela comunidade que, ao ritmo da música, dançou cantando que “Djabula é a casa da VIDA”.

O Centro Comunitário de Djabula foi construído em 2003 pela VIDA e, desde então, permanece em funcionamento, sendo pólo de formação e de encontro para associações de camponeses, ativistas e líderes comunitários de todo o distrito de Matutuine – onde a VIDA se encontra presente desde 1999.

Neste dia assinalámos também o 10.º aniversário do nossa fundadora, Maria da Luz Vasconcelos e Souza, que partiu deixando uma missão que continua a tocar e a inspirar tantas Vidas. Este dia especial coincidiu, assim, com o regressar a Djabula, o lugar onde tudo começou, onde a ONGD VIDA traçou o início de uma história e de um compromisso que se vai escrevendo com as comunidades, permanecendo até aos dias de hoje.

Sobre a Marca Djabula

A comunidade de Djabula tem as suas raízes nas areias de Matutuíne, ao sul de Maputo. São raízes de Sândalo, Nfomozi, Ndziziva e Nkondutiva. O artesanato de Djabula resulta da fusão entre técnicas conhecidas e praticadas em todo o mundo e das particularidades desta pequena comunidade com menos de 200 famílias.