A comunidade de Djabula tem as suas raízes nas areias de Matutuíne, ao sul de Maputo. São raízes de Sândalo, Nfomozi, Ndziziva e Nkondutiva. A comunidade tem aí, nessa terra, os seus antepassados, os seus mitos, as suas feridas e as suas tradições. Tem homens emigrados nas minas de África do Sul ou na cidade, tem crianças na escola e mulheres nas machambas e no carvão. Tem estradas de Areia, rios que se esgotam em tempo de seca, e muitas línguas diferentes faladas pelos inúmeros animais que povoam a floresta. Djabula tem uma identidade própria.

O artesanato de Djabula resulta da fusão entre técnicas conhecidas e praticadas em todo o mundo e das particularidades desta pequena comunidade com menos de 200 famílias. Da absorção da técnica base à produção do objeto final, há todo um caminho de descobertas e invenções que se vai desenhando diariamente. Não perdendo de vista o interesse do cliente final, os objetos que saem das mãos dos artesãos de Djabula são resultado do seu trabalho e da sua imaginação, fazendo pontes com funções e utilidades a que são muitas vezes alheios.

Estes produtos são a demonstração de que a tradição é um processo dinâmico de construção, de troca de conhecimento e de transformação.

A marca Djabula iniciou-se em 2010 com a criação da associação Pfukani Djabula. Nos anos que se seguiram, proporcionaram-se encontros e partilha de experiências e saberes com outras associações de artesãos locais e, também, internacionais em países vizinhos como a Suazilândia. A perícia e técnica apurada no trabalho com fibras naturais valeram, inclusive, um prémio a um dos membros da associação Pfukani Djabula reconhecido num workshop de “natural fibres” da Commonwealth.

 


Hoje pode encontrar produtos da marca na loja Hoyo-Hoyo – Casa da Alegria, um espaço partilhado com mais duas associações de artesãos locais, no quilómetro 16 da Estrada Nacional nº2 (Moçambique) junto à placa do município de Boane.


Quer aprender mais sobre a tradição artesanal de Djabula? Saiba AQUI como!

O desenvolvimento da associação Pfukani Djabula e da marca Djabula, bem como a construção da loja Hoyo-Hoyo – Casa da Alegria foram promovidas pela VIDA, com o apoio de: