O que Fazemos
Trabalhamos com as famílias mais pobres, maioritariamente em zonas rurais e isoladas. Através da presença contínua e a médio-longo prazo junto das comunidades, identificamos com estas os problemas que afetam as suas vidas e as mantêm em situação de pobreza extrema.
Inicialmente tentamos colmatar as necessidade básicas das famílias (acesso à água, saúde, alimentação) para, posteriormente, avançarmos em conjunto para a criação de estratégias de Desenvolvimento.
As estratégias – pensadas em conjunto e transformadas em projetos – permitem, sempre em articulação com as instituições locais, quebrar o ciclo de pobreza das famílias, através do fortalecimento das capacidades de cada indivíduo, livre e consciente do seu poder para a tomada de decisão, bem como através do fortalecimento da rede de atores locais que permitem tornar as comunidades mais resilientes face aos constrangimentos com que se deparam no dia-a-dia.
PROJETOS CONCLUÍDOS
1Planet4All: Empowering youth, living EU values, tackling climate change
O projeto 1Planet4All – Empowering youth, living EU values, tackling climate change resulta de uma aliança de 14 organizações não-governamentais de toda a Europa que trabalham em alguns dos países mais frágeis do mundo afetados pelas alterações climáticas, da qual a VIDA faz parte. Partindo da vasta experiência das 14 organizações deste consórcio nas áreas de Cooperação para o Desenvolvimento e Ação Humanitária, o projeto 1Planet4All pretende assumir uma dimensão de interconexão e de solidariedade, ao aproximar as realidades do Norte e do Sul Global com base na premissa de que as Alterações Climáticas são uma causa comum.
Reforço dos Serviços de Ação Social para a prevenção e mitigação de situações de risco na Província de Maputo
Este projeto surge a partir do trabalho iniciado em 2019 no distrito de Matutuine com o Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Maputo face à inexistência de mecanismos estruturais eficazes para responder a crises humanitárias e atuar de forma efetiva na prestação de auxílio às famílias mais vulneráveis da província. Neste contexto, pretendemos reforçar o sistema de identificação, apoio e seguimento às famílias mais vulneráveis pelos 8 Serviços Distritais – Repartição do Género, Criança e Ação Social – da Província de Maputo.
1000 dias de boa alimentação: De mãos dadas entre a agricultura e a nutrição pelas grávidas e crianças da Ilha de Moçambique
A VIDA e a Helpo, com vasta experiência de trabalho em Moçambique, são parceiras neste projeto que pretende melhorar o estado nutricional durante os primeiros 1000 dias de vida da criança, através da produção dos alimentos locais e da sua disponibilidade anual utilizando técnicas de conservação, transformação e armazenamento, com medidas de combate à pandemia Covid-19, no distrito da Ilha de Moçambique, província de Nampula.
Somos Moçambique
A passagem do Ciclone Idai por Moçambique em março de 2019 deixou um rasto de destruição, afetando severamente as províncias de Sofala, Zambézia e Manica. A VIDA, a FGS e a FEC concertaram-se para implementar uma estratégia integrada para apoiar o regresso à normalidade e o reassentamento das famílias afetadas na cidade da Beira. O projeto Somos Moçambique II surge na continuidade da intervenção da Fase I, com o objetivo de contribuir para a redução da vulnerabilidade da população da Beira face a desastres naturais, reforçando a sua capacidade de resiliência.
Call Center COVID-19: UNDP Guinea Bissau early response to the COVID-19 crisis
Este Centro de Contacto para a Covid-19 tem como objetivo identificar e fazer o seguimento dos casos suspeitos o país, bem como informar e esclarecer a população acerca da pandemia de Covid-19, fornecendo um serviço de proximidade acessível à população em todo o país, de uma forma simples, gratuita e especializada e sem a necessidade de deslocação.
Reforço dos serviços de nutrição e capacidade de gestão integrada dos centros saúde dos setores e S. Domingos e Bigene - região de Cacheu
VIDA, Helpo e Mundo a Sorrir testam, através da sua metodologia integrada, uma implementação correta do Programa Nacional de Nutrição da Guiné-Bissau que contribua para a sua sustentabilidade. O projeto assenta na prevenção e tratamento da desnutrição com intervenções nos centros de saúde e nas comunidades, integrando também as questões de saúde oral. Pretende-se, ainda, reforçar a capacidade de planificação, coordenação e gestão dos recursos dos centros de saúde.
Mindjeris di Amanhã: Fortalecimento da atividade produtiva e comercial das horticultoras-vendedoras da região de Cacheu
Este projeto pretende aumentar da resiliência das mulheres horticultoras-vendedoras através da otimização das atividades produtivas e comerciais nos mercados do Canchungo e Bula. As atividades propostas respondem, por um lado, à urgência sanitária (intervindo em dois mercados com enorme potencial de transmissão comunitária Covid-19) e, por outro, à resiliência das famílias a médio prazo, contribuindo para reduzir o impacto da pandemia nas áreas urbanas e periurbanas de Canchungo.
O nosso futuro é hoje: Fortalecimento da resiliência alimentar e ambiental das famílias vulneráveis de Matutuíne
No seguimento do trabalho de Desenvolvimento que a VIDA realiza no distrito de Matutuíne, Moçambique, desde 1999, foram identificadas as atividades multidisciplinares, envolvendo parceiros locais, para que o combate à insegurança alimentar e má nutrição e a sinalização precoce das famílias em risco consiga obter respostas mais eficientes por parte dos serviços do Estado. Este projeto pretende reduzir a vulnerabilidade das famílias em risco, apoiar e fortalecer a rede de apoio às famílias vulneráveis e fortalecer a resiliência ambiental do distrito.
Reforço da capacidade institucional e operacional da Direção de Serviço de Saúde Comunitária da Guiné-Bissau
A VIDA tem vindo, desde 2011, a consolidar experiência na operacionalização da Saúde Comunitária na Guiné-Bissau. Ao longo da parceria com a equipa da direção do Serviço de Saúde Comunitária, em Bissau, tornou-se evidente a necessidade de capacitação técnica e institucional, mediante as dificuldades reconhecidas por esta equipa. Este projeto visou capacitar a equipa ao nível da coordenação, seguimento e avaliação para assumir a liderança total na implementação do Plano Estratégico de Saúde Comunitária 2016-2020.
Reforço das Estruturas de Saúde de Iniciativa Comunitária na região de Cacheu
Com base na experiência de mais de duas décadas de trabalho no âmbito da saúde comunitária e materno-infantil na região de Cacheu (Guiné-Bissau), este projeto contribuiu para o fortalecimento da Mutualidade de Saúde nas comunidades de Suzana e Varela, e do Centro Comunitário de Saúde Materno-Infantil de São Domingos, em conjunto com a ONGD Helpo, para se tornarem referências para outras zonas do país.
Kópoti pa cudji nô futuro
O desenvolvimento rural surgiu em 2015 como uma das prioridades das mulheres agricultoras de Suzana, na Guiné-Bissau, uma vez que a economia familiar nestas regiões rurais isoladas assenta na agricultura de subsistência que se torna insuficiente para assegurar as necessidades básicas das famílias. A Associação UBOMAL e a VIDA, empreenderam esta ação com o objetivo de melhorar as condições de vida das suas famílias e comunidade.
Machambeiros de Matutuíne
Desde 1999 que a VIDA desenvolve um trabalho conjunto com as comunidades rurais isoladas no distrito de Matutuíne, em Moçambique, que culminou, em 2014, com a criação da primeira União de Associações Agrárias de Matutuíne (UAAMAT). Mais um compromisso na caminhada para o aumento do rendimento e a segurança alimentar das famílias rurais mais pobres que se encontram organizadas em associações.
Tabanka Ku Saudi
Através da operacionalização da rede de Agentes de Saúde Comunitária que promovem as Práticas Familiares Essenciais junto das famílias, pretendemos fortalecer a implementação nacional das intervenções de alto impacto ao capacitar a resposta da comunidade aos problemas de saúde, sobretudo às comunidades mais isoladas e fustigadas pela escassez de ação de um Estado frágil. Com uma longa atuação na região de Cacheu, a VIDA tem desenvolvido um amplo trabalho na saúde com a criação de modelos de gestão comunitários, capacitação de técnicos de Saúde, construção e reabilitação de infraestruturas, estendendo o seu trabalho, com este projeto, à região de Biombo.