No dia 6 de maio, abrimos o espaço Ur-GENTE ao mundo com a performance teatral “Os Saltimbancos” no âmbito da MoAC Biss – Mostra de Arte e Cultura da Guiné-Bissau. A peça foi representada pelo grupo Ur-GENTE que está a receber formação em Artes Cénicas durante o período de execução deste projeto.

O espaço armazém, ainda vazio e recém-habitado, começa, assim, a ganhar vida. O Ur-GENTE será o primeiro Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau.

O projeto Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau enquadra-se na ação PROCULTURA, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões IP. É uma das subvenções em curso até 2024, que integra os PALOP e Timor-Leste, cujo principal objetivo é realizar projetos de desenvolvimento e criadores de emprego e rendimento sustentáveis nos setores da música, artes cénicas e literatura infanto-juvenil.

Na Guiné-Bissau, é implementado pela VIDA, em parceria com três entidades: Grupo de Teatro do Oprimido (Guiné-Bissau), ALAIM – Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (Cabo Verde) e Companhia de Música Teatral (Portugal).