
16 e 17 de janeiro de 2025 foram dias intensos de trabalho e de reflexão no Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau, em torno do tema “Desenvolvimento do Setor Cultural e Criativo na perspetiva do continente Africano”, com a presença de vários atores ligados ao setor na Guiné-Bissau e da Diretora Geral da Cultura, Cynthia Cassamá. A mesa de abertura contou ainda com Fernando Trabada, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, e de Paula Matos Costa, adida da Cooperação do Camões, IP.
Com o objetivo de apoiar a promoção e o fortalecimento do setor cultural e criativo na Guiné-Bissau, este encontro visou debater questões-chave e fomentar estratégias para o desenvolvimento sustentável das indústrias culturais no continente africano, contando com a facilitação de Luc Mayitoukou, especialista no setor. Alguns dos temas explorados e desenvolvidos passaram por:
• Perspetiva histórica e cultural do setor criativo no continente africano, com foco na África Ocidental
• O que são indústrias culturais e quais são as estratégias que podem ser adotadas para seu desenvolvimento no continente africano
• Quem são os profissionais das artes cênicas? Profissionalização das carreiras artísticas: situação atual no continente africano e na Guiné-Bissau
• Políticas culturais: o que são e para que servem?
• Como pode o governo, autarquias e coletividades locais favorecer o desenvolvimento das artes?
• A internacionalização artística como fator de desenvolvimento.
• Mobilidade artística: a realidade no continente africano, em particular na Guiné-Bissau, e sua importância
• A realidade da formação artística, técnica e administrativa no continente africano, com foco particular nas artes cénicas
• A importância da produção e gestão cultural para o desenvolvimento artístico e económico e para a criação de uma indústria criativa sustentável
• Como criar sustentabilidade e desenvolvimento real no setor cultural e artístico na Guiné-Bissau e no continente africano?
As conclusões e recomendações provenientes deste encontro serão compiladas num relatório por Luc Mayitoukou, a ser apresentado, em formato online, no dia 31 de janeiro.




SOBRE O FORMADOR

Mesa de abertura (esq. para dt.) Olálio Trindade (Representante VIDA na Guiné-Bissau), Luc Mayitoukou, Paula Matos Costa (adida da Cooperação do Camões, I.P.), Fernando Trabada (Chefe Cooperação da Delegação UE na Guiné-Bissau) e Cynthia Cassamá (Diretora Geral da Cultura da Guiné-Bissau).

Luc Mayitoukou, especialista e formador convidado, e Cynthia Cassamá, Diretora Geral da Cultura da Guiné-Bissau.
Este momento está integrado nos Encontros com a Cultura, uma atividade integrada neste projeto, tendo iniciado em novembro de 2022 na Guiné-Bissau. Com frequência regular, reúnem um coletivo diversificado que se encontra – em presença ou digitalmente – para debater, refletir e gerar novos olhares que resultam do cruzamento que interliga o contexto e vozes da Guiné-Bissau, ao mundo. Com foco em temáticas relacionadas com as áreas artísticas, culturais e sociais, pretendem gerar um movimento contínuo de pensamento, que inspire ações democráticas e inclusivas no planeamento e no desenho estratégico da política cultural da Guiné-Bissau.
Projeto “Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau” apoiado pelo PROCULTURA, financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P..