As miniflorestas criadas no projeto 1Planet4All foram selecionadas como uma boa prática do DEAR Programme da União Europeia, tendo em conta o seu impacto e o potencial de envolvimento comunitário em torno de uma solução local. Pode ler mais no artigo na página oficial do EU DEAR Programme. O DEAR é o Programa da União Europeia que apoia projetos e iniciativas da sociedade civil ligadas à Educação para o Desenvolvimento e Awareness Raising.
O projeto europeu “1Planet4All: Empowering youth, living EU values, tackling climate change” foi implementado entre fevereiro de 2020 e junho de 2023 por um consórcio de 14 ONGD europeias. Neste contexto, em Portugal, a VIDA promoveu a plantação de duas miniflorestas em duas escolas secundárias (Instituto Pupilos do Exército e Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira) nos concelhos de Lisboa e do Seixal, e a FCULresta, a minifloresta pioneira na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Minifloresta da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, Seixal

Minifloresta do Instituto Pupilos do Exército, Lisboa

Minifloresta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

As miniflorestas (tiny forest) segunfo o método do botânico japonês Miyawaki apresentam diversas vantagens e potencialidades em termos de ação climática, promoção da biodiversidade urbana, envolvimento comunitário e melhoria da saúde e do bem-estar.
O projeto europeu “1Planet4All” foi implementado com o financiamento da União Europeia e do Camões, I.P..
Saiba mais sobre as miniflorestas no Guia “MiniFlorestas para MegaAprendizagens” desenvolvido no âmbito deste projeto.