MiniFlorestas para MegaAprendizagens
Um guia para a integração da biodiversidade urbana no ensino
Guia
Este guia de livre acesso compila os passos fundamentais, os recursos e as ferramentas necessárias para a criação de uma minifloresta em contexto escolar, apresentando a floresta como objeto de estudo, de aprendizagem e de inspiração.
Descarrega aqui o Guia:
Versão em Português
English Version
Descobre mais sobre o Guia “MiniFlorestas para MegaAprendizagens”:
O Público Azul é parceiro na divulgação deste Guia!
Eis um guia para plantar miniflorestas com mega-aprendizagens
Enquadramento
Este guia nasce da vontade de inspirar e estimular a plantação de novas miniflorestas densas e biodiversas aplicando o método Miyawaki, a partir do potencial observado da experiência de cocriação e plantação de miniflorestas em diversos contextos, nomeadamente:
– Académico – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
– Escolar – Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira e Instituto dos Pupilos do Exército
– Comunitário – Bairros da Bela Vista e do Areeiro
Vídeos
Para apoiar a leitura deste guia, foram elaborados vídeos explicativos dos diferentes estudos de caso. Incluem testemunhos de várias pessoas e entidades envolvidas no processo de cocriação das miniflorestas acima mencionadas.
Os vídeos estão igualmente disponível no canal de YouTube Programa Capacitação e Ação Climática 1Planet4All
Infografias
Uma minifloresta - Doze benefícios
Contributos das miniflorestas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Mapa da flora autóctone das florestas de Portugal Continental
Ficha Técnica
Este guia foi promovido pela ONGD VIDA, no âmbito do projeto “1Planet4All – Empowering youth, living EU values, tackling climate change” com o financiamento da União Europeia (DEAR Programme) e do Camões, I.P.
Facilitado pela 2adapt, em colaboração com Laboratório Vivo para a Sustentabilidade (FCUL), HortaFCUL, Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, Instituto dos Pupilos do Exército, URBEM, TOMA