Em junho de 2024, a equipa de profissionais da Linha de Saúde 24h recebeu formação em Suporte Básico de Vida e de Algoritmos de triagem na emergência médica. A partir de julho, estará disponível a primeira linha telefónica de apoio em saúde, totalmente gratuita e acessível a toda a população 24h por dia.
O projeto “Linha de Saúde 24h – Reforço da disponibilidade e proximidade dos Serviços de Saúde à população da Guiné-Bissau”, iniciado em janeiro de 2024, quer alargar a disponibilidade de serviços e de informação em saúde a qualquer cidadão, técnico de saúde ou agente de saúde comunitária em todo o território guineense.
A disponibilização de um serviço telefónico especializado em Saúde num país com áreas geográficas distintas, de difícil acesso e, muitas vezes, isoladas – 66% da população vive a mais de 5 km de distância de uma estrutura de saúde – pretende ser uma solução viável para fazer face a várias fragilidades do sistema de saúde. A equipa do projeto está, por isso, a trabalhar na articulação e coordenação conjunta entre várias entidades públicas a nível nacional (ministérios, hospitais regionais, proteção civil e polícia judiciária) para que a Linha de Saúde 24h consiga realizar a triagem, aconselhamento e encaminhamento, através de profissionais de saúde afetos à Linha.