Educação
Em muitos países africanos, o rápido crescimento demográfico da população jovem não tem sido acompanhado por respostas estruturais e financiamento adequado para setores como a educação, a formação profissional e o emprego jovem. Como consequência do baixo nível de educação e fraca capacidade da economia para acompanhar o ritmo de crescimento da população jovem, muitos/as jovens acabam por ficar em situação NEET (não trabalha, não estuda nem frequenta qualquer tipo de formação profissional).
A população jovem e o seu potencial pode ser a força motriz para a promoção do desenvolvimento e da coesão social dos seus países, se aceder a oportunidades que lhe permita investir nas suas capacidades, conhecimento e ideias, fundamental para evitar a frustração social e a descrença no futuro.
A VIDA tem trabalhado com jovens, desde o ensino secundário ao início da vida adulta, através de uma metodologia de trabalho que permite contribuir para as suas necessidades de formação, interligando o contexto local e as rápidas mudanças globais, na perspetiva de adquirirem conhecimento e ferramentas para os desafios do seu presente e futuro.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
• Educação não-formal – Formação ao longo da vida
• Desenvolvimento de competências em áreas transversais
• Construção e reabilitação de infraestruturas

PROJETOS A DECORRER NA ÁREA
PROJETOS CONCLUÍDOS
Somos Moçambique
A passagem do Ciclone Idai por Moçambique em março de 2019 deixou um rasto de destruição, afetando severamente as províncias de Sofala, Zambézia e Manica. A VIDA, a FGS e a FEC concertaram-se para implementar uma estratégia integrada para apoiar o regresso à normalidade e o reassentamento das famílias afetadas na cidade da Beira. O projeto Somos Moçambique II surge na continuidade da intervenção da Fase I, com o objetivo de contribuir para a redução da vulnerabilidade da população da Beira face a desastres naturais, reforçando a sua capacidade de resiliência.
ESCOLA NA BEIRA RECONSTRUÍDA APÓS CICLONE IDAI
No âmbito do projeto Somos Moçambique, a Escola Primária Completa da Manga Mascarenhas, totalmente destruída pela passagem do ciclone Idai, foi inaugurada a 31 janeiro 2023. A sua reconstrução foi identificada como prioritária pelo consórcio constituído por três ONGD portuguesas – FEC, FGS e VIDA.
NCASSANI, UMA ESCOLA NO RURAL ISOLADO DE MOÇAMBIQUE
Entre 2004 e 2005, a Escola Básica de Ncassani foi construída pela VIDA para servir as crianças desta aldeia rural e isolada no distrito de Matutuine, em Moçambique. Hoje mantém-se espaço de aprendizagem e convívio para 75 crianças e 5 professores.
Justino foi um dos jovens que beneficiou deste projeto.
INVESTIGAÇÃO & IMPACTO
Colaborar e refletir como estratégia de paz e de Transformação Social
Sandra Fernandes, Teresa Paiva Couceiro (FGS), Ana Barbosa de Melo, Hannah Danzinger, Manuel Martins (FEC), Ana Gaspar, Ana Margarida Vaz, Patrícia Maridalho (VIDA) & Marta Monteiro
Revista Sinergias (julho 2023)
Relatório de avaliação do projeto piloto de Educação Parental no distrito de Matutuíne
Félix Mulhanga (Univ. Pedagógica) e Lucena Muianga (UEM)
No âmbito do projeto piloto de Educação Parental elaborado pela PATH e Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social de Maputo, implementado em parceria com VIDA (2018)
Cooperação para o Desenvolvimento em Educação: Um Estudo de Caso sobre a abordagem participativa da ONGD Vida na Guiné-Bissau
Rita Veiga Pais
No âmbito da dissertação de mestrado em Educação Intercultural – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2016)





