Na madrugada de 11 de março, o ciclone Gombe atingiu a província de Nampula, no norte de Moçambique. O distrito da Ilha de Moçambique, onde estamos a trabalhar com as comunidades no âmbito do projeto “1000 Dias de Boa Alimentação” com a ONGD Helpo, foi severamente afetado: muitas famílias perderam as suas casas e toda a produção dos seus campos agrícolas, encontrando-se agora em situação de emergência humanitária.
Compreendemos que são muitas as causas a apoiar e que, atualmente, com os olhares e esforços concentrados no terrível conflito às portas da Europa, não é fácil chamar a atenção para realidades urgentes noutras geografias do mundo. Mas agora, mais que nunca, precisamos da sua ajuda para continuar a apoiar estas famílias e comunidades em situação de extrema vulnerabilidade.
Iremos direcionar este apoio para recuperar alguns danos causados pelo ciclone, a apoiar as famílias beneficiárias do projeto que se encontram em situação de risco e a fortalecer as atividades produtivas e de resiliência com as camponesas com quem temos vindo a trabalhar.
A nossa equipa no terreno tem estado a acompanhar de perto a situação das famílias e a realizar o levantamento de estragos:
- Perdeu-se toda a produção dos 5 campos de demonstração agroecológica criados no âmbito do projeto, sendo que dois destes ainda se encontram totalmente submersos;
- A maioria das famílias perdeu as suas casas e encontra-se numa situação muito grave de insegurança alimentar;
- Os centros de saúde e as escolas ficaram destruídos de forma total ou parcial, e todas as atividades foram suspensas.
MB WAY: (+351) 917 723 985 ou através da opção Ser Solidário > VIDA
IBAN (Millenium BCP): PT50 0033 0000 45623312711 05