Entre 20 e 22 de dezembro de 2023, percorremos as 5 tabankas – Arame, Djobel, Elalab, Elia e Kassuh – beneficiárias do micro-seguro de saúde, situadas na secção de Suzana, região de Cacheu (Guiné-Bissau), para uma avaliação participativa com as aderentes de cada grupo de poupança.
Foi realizado um momento de reflexão sobre os primeiros meses de funcionamento do micro-seguro de saúde, tendo sido feita a análise conjunta dos pontos positivos e negativos. No geral, as aderentes mostraram-se bastante satisfeitas com este serviço.
Este momento contemplou a apresentação da peça de teatro documental “Nha bida, nha passadas – Storias di mindjeris”, encenada por Carolina Rodrigues e representada por um grupo de atrizes e ator do Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau. A partir de quatro histórias documentais na primeira pessoa, a peça procurou sensibilizar para a prevenção de doenças e para a importância dos cuidados primários de saúde.
Encerrámos com um “djumbai”, um momento de celebração!
A componente do Micro-Seguro de Saúde é implementado pela VIDA, e financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Guiné-Bissau e faz parte do projeto “Capacitar as mulheres para mitigar os choques climáticos e as vulnerabilidades na Guiné-Bissau através de iniciativas de resiliência lideradas pela comunidade”.