
Entre 12 e 16 de maio de 2025, 24 estudantes e 3 professores das escolas secundárias de Mabilibili, de Capezulo e de Zitundo (distrito de Matutuine, Moçambique) participaram da Semana Ativa no Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula, com o objetivo de desenvolver capacidades e competências dos jovens em temas como agroecologia e conservação da biodiversidade e, ainda, temas transversais como a igualdade de género.




Ao longo da semana, os/as estudantes exploraram atividades práticas de agroecologia e refletiram sobre questões fundamentais como a Violência Baseada no Género, desconstruindo os aspetos de superioridade e desafiando a espiral do silêncio. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre apicultura e produção de mel, com o Eng.º José Alcobia (Frutimel) e aprender técnicas de artesanato sustentável com a Associação Pfukane Djabula, como produção de papel reciclado e cestaria com matérias-primas existentes no ecossistema envolvente.
Incluiu momentos práticos e de reflexão, a Semana Ativa permitiu que o/as jovens estudantes aplicassem os conhecimentos adquiridos de forma concreta. No final , os/as participantes destacaram a importância deste espaço para consolidar aprendizagens e impulsionar acções transformadoras para o desenvolvimento na comunidade. A Semana Ativa reafirma o papel dos/as jovens como agentes de mudança, incentivando novas práticas e diálogos para um futuro mais sustentável e inclusivo.




Projeto “Jovens para a Mudança – O desafio do desenvolvimento sustentável de Matutuine” financiado pelo Camões, IP, Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) / Mozbio II e Biofund.