Dia 24 de março, recebemos a visita de Ernst Götsch no Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula, em Moçambique. Ernst Götsch é um agricultor e investigador suíço, criador da Agricultura Sintrópica, uma agricultura que concilia a produção agrícola e a recuperação de áreas degradadas, com base em processos que mimetizam a regeneração e os processos sintrópicos da vida no Planeta.

A visita foi organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Governo de Moçambique (FNDS) e pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), e contou a presença da equipa VIDA e do Instituto de Permacultura de Moçambique (IPERCOM). Esta visita teve como objetivo explorar novas formas para a regeneração rápida da zona de Djabula (degradada sobretudo devido à exploração do carvão) e visitar grandes machambas para que, futuramente, se possa potenciar a sua produção e criar novas formas de geração de rendimentos.

No Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula (CDCD), cogerido pela VIDA e pela Associação Pfukani Djabula, visitaram-se os campos de demonstração de agroecologia, havendo oportunidade de aprender técnicas que ajudam a melhorar a qualidade dos solos e a diversificar a produção de alimentos, de acordo com os princípios da Agricultura Sintrópica.

Saber mais sobre Agricultura Sintrópica: Agenda Götsch