No dia 28 de janeiro de 2026, teve lugar no espaço Ur-GENTE, em Bissau, o II Encontro Anual da Linha de Saúde 24h com todos as entidades nacionais e parceiros da saúde e proteção civil das várias regiões sanitárias do país. Este encontro permitiu realizar um balanço dos 18 meses de funcionamento da Linha de Saúde 24h (que iniciou o seu serviço à população a 8 de julho de 2024) e discutir alguns desafios que se colocam para o futuro próximo.
Após abertura oficial do Encontro pela vice-presidente do conselho de administração da VIDA, Ana Gaspar Nunes, foi realizada a apresentação pública dos dados da Linha de Saúde 24h pelo coordenador do projeto, Crister Ocadaque.
Desde julho de 2024 até dezembro de 2025, a Linha de Saúde 24h recebeu um total de 15 459 chamadas de todas as regiões do país, das quais 77% foram consideradas chamadas válidas.
84% das chamadas são relativas a questões de saúde.
De seguida, o parceiro tecnológico INESC TEC (Universidade do Minho), representado por João Marco Silva, abordou a importância da recolha de dados e da tecnologia para otimizar as respostas em Saúde e coordenação com outros setores públicos. O INESC TEC, em parceria com a VIDA, desenhou especificamente o programa informático de suporte à Linha de Saúde 24h, que permite recolher e sistematizar todos os dados das chamadas recebidas.
Pela manhã, houve ainda espaço para uma mesa redonda com todos os parceiros para realizar um balanço sobre o presente e desafios futuros, contando com os/as pontos focais do Ministério da Saúde Pública, Ministério do Interior, Instituto da Mulher e Criança, RENLUV (Rede de Combate à Violência Baseada no Género e Criança), RIA – Rede Integrada de Ambulâncias, Bombeiros, Polícia Judiciária e Polícia de Ordem Pública.
A sessão da tarde foi organizada em grupos de trabalho com o objetivo de discutir em conjunto pontos fundamentais de melhoria, nomeadamente, a articulação entre ministérios/serviços para providenciar respostas melhores e mais eficazes à população, e formas de ampliar a divulgação e conhecimento da Linha de Saúde 24h para que chegue à casa de cada família guineense.
O projeto Linha de Saúde 24h – Reforço da disponibilidade e proximidade dos serviços de saúde à população da Guiné-Bissau é implementado pela ONGD VIDA, em parceria com o Ministério da Saúde da Guiné-Bissau, e com o financiamento do Camões, I.P., e cofinanciamento do PNUD Guiné-Bissau, UNICEF Guiné-Bissau e Fundo para a Consolidação da Paz das Nações Unidas.