Entre 17 de novembro e 7 de dezembro de 2025, Bissau acolherá a 2ª edição do DJINTIS – Festival Internacional de Artes Cénicas de Bissau, com epicentro no Ur-GENTE, Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar, e em espaços parceiros (centros culturais, praças, escolas, bairros). A programação será ampla e transdisciplinar, e integrará espetáculos de teatro, dança e performance, residências artísticas, oficinas de formação, ciclos de cinema, concertos, conferências, encontros comunitários e rodas de conversa.

Sobre o DJINTIS – Festival Internacional de Artes Cénicas de Bissau

O DJINTIS é um festival internacional de artes cénicas que acontece anualmente em Bissau, reunindo artistas, criadores e públicos de diversas geografias. Criado em 2024, através do projeto Ur-GENTE, a 1ª edição teve como mote de inspiração o elemento Terra/Tera. Propôs uma programação diversa, comprometida com o estado do mundo, que incluiu espetáculos de teatro, dança, performance, formações, residências artísticas e conversas profissionais, reunindo um total de 28 eventos com artistas de 8 países para 1 100 espetadores, com ecos na imprensa nacional e internacional.

DJINTIS é uma palavra em crioulo guineense que, numa tradução direta, pode significar “gentes”. Significa também “maneiras de estar”, “formas de fazer o mundo”. A sua polissemia convoca movimento, reinvenção e experimentação, no gesto, na rua, no corpo que age.

2ª edição | Terra-Fogo

A 2.ª edição do DJINTIS, que se realizará entre 17 de novembro a 7 de dezembro de 2025, dá continuidade ao ciclo curatorial dos quatro elementos – iniciado em 2024, prolongando-se até 2027 – e acrescenta ao elemento Terra o elemento Fogo, construindo uma dualidade simbólica que evoca origem, conflito, memória, regeneração e (re)nascimento, e que está na base do seu pensamento curatorial. Este novo capítulo pretende intensificar o diálogo entre ancestralidade e contemporaneidade, explorando o fogo como força criadora e transformadora, metáfora de paixão, energia vital e também de resistência face às crises políticas, sociais e climáticas que marcam o nosso tempo.

Esta edição reforça a vocação internacional do festival, ao promover a circulação de artistas africanos, afro-diaspóricos e lusófonos, e ao consolidar parcerias com festivais e redes culturais de referência (tais como MINDELACT em Cabo Verde, Casamance en Scènes no Senegal, Univers des Mots na Guiné-Conacri e o MASA – Marché des Arts du Spectacle d’Abidjan).

Teremos mais novidades em breve! Acompanhe o Ur-GENTE e o Festival DJINTIS através das redes sociais:

Fotografias da 1ª edição do DJINTIS (Bissau, março de 2024)

A 1ª edição do festival DJINTIS foi promovida no âmbito do projeto “Ur-GENTE, Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau”, implementado pela ONGD VIDA, com o apoio do PROCULTURA, financiada pela União Europeia, gerida e cofinanciada pelo Camões IP. O DJINTIS contou, ainda, com o apoio financeiro do Institut Français. Saiba mais sobre a 1ª edição aqui.

Em 2025, a 2ª edição deste festival está integrada no projeto de continuidade “Ur-GENTE, Centro de Formação de Artes Cénicas de Bissau” com o financiamento do Camões, I.P., Câmara Municipal de Almada e OEI Portugal. O DJINTIS contará, ainda, com o apoio financeiro do Institut Français.