No âmbito do projeto “Jovens para Mudança – O Desafio do Desenvolvimento Sustentável de Matutuine”, jovens estudantes, professores/as,  operadores económicos locais e membros do governo participaram, no dia 26 de julho de 2024, no workshop sobre emprego jovem e desenvolvimento sustentável em Bela-Vista, a vila sede do distrito de Matutuine.

Anualmente, os Serviços Distritais de Atividades Económicas de Matutuine (SDAE), em conjunto com a Administração do distrito, organizam uma Feira integrante das festividades do dia da vila de Bela-Vista. Assim, o projeto “Jovens para a Mudança” pretendeu potenciar o papel desta feira enquanto local de encontro entre vários atores dos setores económicos e agrícolas de Matutuine e comunidades, para difundir o trabalho realizado pelos/as jovens nos Núcleos de Desenvolvimento Sustentável e Liderança e no Centro de Experimentação Ambiental de Djabula.

O evento, organizado pela VIDA, contou com mais de 90 participantes e teve como objetivo promover as atividades realizadas pela Organização, criar um espaço para mostrar o trabalho desenvolvido pelos/as jovens do projeto, bem como uma ligação com os operadores económicos e a administração do distrito de Matutuine.

No ato da Abertura, o administrador do distrito de Matutuine, Calisto Cossa, sensibilizou aos jovens estudantes sobre a importância de gestão de recursos naturais e instou aos mesmos a continuarem empenhados/as nas atividades de conservação da riqueza existente no Distrito, assim como incentivou a prática do empreendedorismo com vista a reduzir o índice de desemprego e contribuir para o Desenvolvimento Sustentável de Matutuine.

Durante o workshop, foram abordados vários conteúdos, nomeadamente, a importância de formação dos/as jovens, como atrair os/as jovens formados/as para o mundo rural, o seu papel na conservação da biodiversidade, entre outros. Nesta ocasião, os/as jovens dos Núcleos de Desenvolvimento Sustentável e Liderança (dinamizados em 3 escolas secundárias e 1 instituto agro-industrial de Matutuine) tiveram a oportunidade de apresentar a sua carta de princípios para o desenvolvimento sustentável do distrito e os seus planos/ideias de negócio sustentável perante uma plateia atenta de diversos atores governamentais e não governamentais.

Ao longo dos dias da Feira de Matutuine, 26 a 28 de julho, estivemos igualmente presentes com a divulgação das atividades dinamizadas nas escolas envolvidas e de produtos agrícolas cultivados nos campos agroecológicos escolares, em forma de exposição, criando conexões valiosas com os visitantes que contribuíram para enriquecer esta experiência.

O projeto “Jovens para a Mudança – O desafio do Desenvolvimento Sustentável de Matutuine” é financiado pelo Camões, IP, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (Moçambique) e pelo BIOFUND.