Entre 15 e 19 de julho de 2025, a VIDA recebeu a visita da OEI Portugal na Guiné-Bissau para oficializar o projeto “Rota dos Tambores do Atlântico” nesse país e reunir com todos os parceiros e intervenientes.

Durante a visita, Paula Barros, coordenadora de programas e parcerias da OEI Portugal, e Jordi Tresserras, consultor em Património e Turismo, tiveram oportunidade de reunir com os parceiros institucionais do projeto, nomeadamente, a Diretora Geral da Cultura da Guiné-Bissau, Cynthia Cassamá, e o Camões, I.P.. Conheceram, ainda, o Grupo Cultural Netos de Bandim, parceiros do projeto, e o Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional (CIFAP), situado em Bissau.

No dia 17 de julho, realizou-se um encontro de levantamento participativo com diferentes atores relacionados com os tambores na Guiné-Bissau. Este encontro decorreu no espaço Ur-GENTE e foi o momento de apresentação deste projeto a todos os intervenientes, contando com um momento de trabalho participativo, e várias apresentações artísticas com tambores tradicionais.

Reunião com Ângela Pedroso, representante do Camões, IP; Ector Diogénes, dinamizador da RTA em Bissau; Paula Barros, da OEI Portugal; Carolina Rodrigues, da VIDA; Cynthia Cassamá, diretora geral da Cultural, e Jordi Tresserras, consultor.

Com membros do Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional (CIFAP), em Bissau

O projeto “Rota dos Tambores do Atlântico” é promovido pela OEI Portugal, que visa fortalecer o diálogo intercultural e a inclusão social através da criação de uma rota cultural, educativa e turística. O foco central são os tambores ancestrais, reconhecidos como património imaterial compartilhado entre África e América Latina. Na Guiné-Bissau, o projeto é implementado pela ONGD VIDA.