
No âmbito do projeto “Jovens para Mudança”, o Centro de Desenvolvimento Comunitário e Ambiental de Djabula, em Matutuine (Moçambique) acolheu no dia 20 de junho de 2025, um encontro distrital com o objetivo de debater os principais desafios e soluções para a construção de um futuro mais verde, inclusivo e resiliente, reunindo estudantes do ensino secundário e técnico-profissional, professores, representantes governamentais e atores económicos e ambientais do distrito.
Intitulado Matutuine Sustainable Development Summit, o evento promoveu debates inspiradores sobre ecoturismo, agricultura sustentável, educação ambiental e iniciativas de reflorestação, envolvendo desde lideranças locais até jovens visionários/as comprometidos/as com a transformação do seu território. Contámos com a presença de diversos atores como os Serviços Distritais de Agricultura e Atividades Económicas e de Educação (SDAAE Matutuine), Juventude e Tecnologia (SDEJT Matutuine) do Parque Nacional de Maputo e, ainda, da Confederação de Associações Económicas de Moçambique.






Entre os momentos de destaque, estiveram a apresentação do projeto “Raízes do Futuro”, protagonizado por jovens estudantes de escolas secundárias do distrito (envolvidas no projeto “Jovens para a Mudança”), e a plantação simbólica de mudas de espécies nativas, um gesto que consolidou o compromisso de todos os atores com a regeneração ambiental. Houve também um momento de visita guiada ao Centro de Desenvolvimento Comunitário e Ambiental de Djabula.
Merson Muatiua, coordenador do projeto e representante da VIDA em Moçambique, afirmou que a construção de um futuro verde e sustentável para Matutuine exige a articulação entre diferentes setores e gerações, com foco na valorização dos recursos naturais e humanos. Juntos/as vamos construir um futuro verde para Matutuine!
Desde os últimos três anos, a VIDA encontra-se a trabalhar diretamente e em permanência com 360 estudantes e 8 professores nas 4 escolas (3 secundárias e uma do ensino técnico-profissional), através dos Núcleos de Desenvolvimento Sustentável. Desenvolveu, ainda, atividades com 500 famílias vulneráveis na promoção da restauração de sistemas agroflorestais, promovendo a conservação da biodiversidade e o aumento da segurança alimentar das mesmas.
O Matutuine Sustainable Development Summit é, assim, fruto de um trabalho em rede com diversos atores que tem vindo a ser desenvolvido neste projeto com o objetivo de capacitar os jovens estudantes e gerar oportunidades futuras que contribuam para o desenvolvimento do seu distrito e para a melhoria das condições de vida das famílias.
Projeto “Jovens para a Mudança – O desafio do desenvolvimento sustentável de Matutuine” financiado pelo Camões, I.P., Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (Moçambique), e BIOFUND.