A VIDA e a OEI Portugal assinaram, no passado dia 25 de setembro de 2024, um protocolo de cooperação, no âmbito do projeto Rota dos Tambores do Atlântico. Este acordo entre as duas instituições pretende impulsionar a criação de uma rede de parceiros da Rota e desenvolver competências e serviços na Guiné-Bissau, um dos países que acolhe a fase piloto do projeto.

ROTA DOS TAMBORES DO ATLÂNTICO

O projeto Rota dos Tambores do Atlântico é promovido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), com o financiamento do Camões, I.P., e o seu objetivo é criar uma rota cultural assente em património imaterial partilhado entre África e América Latina, a partir da rota atlântica percorrida por instrumentos de percussão ancestrais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento socioeconómico das comunidades e a valorização cultural e turística.
A intervenção fundamenta-se no nexo cultura e desenvolvimento, e tem uma abordagem inovadora por se sustentar na utilização de um património imaterial ancestral como motor de desenvolvimento social e económico, de coesão e de diálogo intercultural entre regiões de diferentes continentes. O projeto tem como regiões-piloto, em África, Angola e Guiné-Bissau, na América Latina, o Brasil e a Colômbia, a partir da tradição dos tambores Makupela, Djembe, de Tina e Bombolom.

PARCERIA COM A ONGD VIDA PARA A GUINÉ-BISSAU

A parceria entre a OEI e a VIDA surge da experiência de trabalho vivenciada pela VIDA nos últimos 30 anos na Guiné-Bissau, junto das comunidades, associações e órgãos da tutela e concretamente através do projeto e Espaço Ur-GENTE nos últimos três anos. A VIDA irá implementar, na Guiné-Bissau, atividades que permitam que o itinerário da Rota dos Tambores do Atlântico seja valorizado e apropriado pelos artistas, famílias e comunidades de origem dos Tambores.
Na articulação de atividades em curso e futuras do Espaço Ur-GENTE, a Rota dos Tambores do Atlântico será integrada na programação cultural e fará parte da dinamização do plano de atividades, quer em Bissau, quer nas diferentes regiões do país.