“Somos Moçambique” é um consórcio entre a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, FEC – Fundação Fé e Cooperação e VIDA com o objetivo de desenvolver uma intervenção pós-emergência integrada para trazer normalidade às crianças e famílias afetadas na província de Sofala pela passagem do ciclone Idai.
O apoio à recuperação da região, completamente devastada pelo vento e pelas chuvas, terá uma primeira fase, com a duração de 6 meses, para apoiar a reconstrução de espaços de acolhimento de crianças e das suas famílias, nos distritos da Beira e Búzi, e conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. O apoio à região afetada passará pela reconstrução de estruturas básicas de educação, implementação de estruturas temporárias de ensino (tendas provisórias) e distribuição de kits escolares.
Simultaneamente, será realizado um levantamento no terreno pela FGS, FEC e VIDA, através da sua presença no local e em articulação com os parceiros e autoridades da região, para identificar as necessidades reais e, posteriormente, apresentar respostas complementares que promovam a resiliência das famílias e o seu regresso à normalidade, através da reconstrução de salas de aula, desenvolvimento de condições de bem-estar físico e emocional junto das crianças e garantindo a segurança alimentar das famílias.
Pode contribuir para a reconstrução de infraestruturas e apoio às famílias através da conta de emergência “Ajuda a Moçambique”, criada pela Fundação Gonçalo da Silveira:
Conta: FGS Emergência Moçambique 2019
IBAN: PT50 0036 0000 9910 5918 1487 7
Para recibo de donativo, enviar nome, morada e NIF para geral@fgs.org.pt
Fotos: coordenação FEC em Moçambique