Em julho de 2025, a Linha de Saúde 24h na Guiné-Bissau assinala o primeiro ano de funcionamento. Ao longo deste período, recebemos mais de 11 mil chamadas de utentes de todo o país.

Este serviço telefónico encontra-se disponível a toda a população da Guiné-Bissau de forma gratuita e acessível 24h por dia.

O projeto “Linha de Saúde 24h – Reforço da disponibilidade e proximidade dos Serviços de Saúde à população da Guiné-Bissau”, iniciado em janeiro de 2024, quer alargar a disponibilidade de serviços e de informação em saúde a qualquer cidadão, técnico de saúde ou agente de saúde comunitária em todo o território guineense.

BALANÇO DO PRIMEIRO ANO DE FUNCIONAMENTO

julho 2024 a julho 2025

Entre julho de 2024 e julho de 2025, a equipa da Linha de Saúde 24h recebeu um total de 11 098 chamadas, o que equivale a uma média mensal de 854 chamdas atendidas.

Do total de chamadas, 72% foram consideradas válidas no âmbito do serviço prestado por este serviço telefónico, tendo sido aconselhadas pelos profissionais de saúde da Linha (médicos/as ou enfermeiros/as) e/ou encaminhadas para os respetivos serviços/autoridades competentes.

Chamadas recebidas

Média chamadas mensais

%

Chamadas válidas

Chamadas por região

Dentro das chamadas consideradas válidas, com origem em todas as regiões do país, destaca-se um maior número de chamadas recebidas do Setor autónomo de Bissau (36,3%), seguido de Bafatá (11%), Cacheu (9,9%) e Oio (8,9%).

%

Setor Autónomo Bissau

%

Bafatá

%

Cacheu

%

Oio

Número de chamadas / 100 mil habitantes

Bafatá

S.A. Bissau

Bijagós

Gabu

Biombo

Oio

Cacheu

Quinara

Farim

Tombali

Âmbito das chamadas

A maioria das chamadas foi realizada por motivos de Saúde (85,8%), seguido de chamadas realizadas por técnicos/as de saúde ou agentes de saúde comunitária (5,1%), ocorrências encaminhadas para as autoridades de Proteção Civil (4,5%) como bombeiros, polícia judiciária, polícia de ordem pública e polícia marítima, e ainda denúncias de atos ilícitos (1,6%).

%

Saúde

%

Apoio Técnicos de Saúde / ASC

%

Proteção Civil

ENCONTRO DE COORDENAÇÃO ENTRE PARCEIROS DA LINHA DE SAÚDE 24H

30 julho 2025

No dia 30 de julho de 2025, realizámos, em Bissau, um encontro de coordenação com todos os parceiros da Linha de Saúde 24h para um balanço do primeiro ano de funcionamento, refletindo sobre os pontos fortes e casos de sucesso, assim como os desafios e pontos de melhoria a serem trabalhados em conjunto. 

O trabalho em rede e o contributo de todos os parceiros é fundamental para o sucesso da Linha de Saúde 24h.