Entre os dias 4 e 6 de outubro de 2024, o Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula foi palco do encontro anual do projeto “Jovens para a Mudança – O Desafio de Desenvolvimento Sustentável de Matutuine”. O evento reuniu 40 estudantes e 8 professores das Escolas Secundárias de Capezulo, Mabilibili, Zitundo e do Instituto Agro-Industrial de Salamanga (distrito de Matutuine, Moçambique).
O encontro teve como objectivo de promover um espaço de partilha e debate sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, no qual foram abordados temas como Turismo Sustentável, Empreendedorismo, Apicultura e Desinformação nas Redes Sociais, a par de atividades práticas como o plantio de árvores fruteiras, tingimento natural de tecidos e produção de papel à base de produtos locais.
Durante os três dias, os/as participantes tiveram a oportunidade de aprender com especialistas como o Engenheiro Adérito da Silva, que enfatizou o papel e oportunidades para os/as jovens no turismo sustentável, e o Engenheiro José Alcobia, que destacou a importância da apicultura para a polinização e para a produção de mel. Aurea Fule, empreendedora, trouxe insights valiosos sobre como iniciar e financiar pequenos negócios e por, fim, o workshop sobre desinformação nas redes sociais ajudou os/as jovens a identificar notícias falsas e procurar fontes credíveis de informação.
O evento culminou com atividades práticas que incluíram o plantio de árvores fruteiras, multiplicação de espécies nativas – para fazer face à crescente degradação de áreas florestais devido à prática de agricultura itinerante -, oficinas de tingimento de tecidos e de fabricação de papel reciclado com a Associação Pfukane Djabula.
O encontro anual não só proporcionou aos jovens uma plataforma para aprendizagem e troca de experiências, mas fortaleceu também o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Matutuine.
O projeto “Jovens para a Mudança – O desafio do desenvolvimento sustentável de Matutuine” é financiado pelo Camões, I.P., Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável e BIOFUND.