Continuando o compromisso com o desenvolvimento sustentável no distrito de Matutuine, em Moçambique, procedemos à entrega de equipamentos de produção agrícola para os campos de agroecologia nas 4 escolas envolvidas no projeto “Jovens para a Mudança”!

Os materiais entregues incluem sementes e vários instrumentos indispensáveis para a produção agrícola. Foi, ainda, entregue uma bomba solar de rega para a Escola Secundário de Zitundo e uma motobomba para o Instituto Agro-Industrial de Salamanga. Estes dois equipamentos ajudarão a aumentar a produtividade, e a facilitar o transporte de água para áreas cultiváveis, especialmente, nas regiões onde a disponibilidade de energia elétrica e de água é limitada.

Ao priorizar aprendizagens práticas, o projeto “Jovens para a Mudança” visa capacitar os jovens para serem agentes de mudança nas suas comunidades, promovendo práticas sustentáveis e criando oportunidades de autossuficiência.

A entrega dos materiais reforça o compromisso de impulsionar a participação ativa dos/as jovens na componente agrícola, preparando-os para enfrentar desafios e criar soluções inovadoras para o futuro.

O Projeto “Jovens para a Mudança” reflete um compromisso de tornar os/as jovens estudantes mais competentes na implementação de ações de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, e incentivando a prática da agroecologia para o desenvolvimento sustentável das comunidades do distrito de Matutuine.

O projeto demonstra como a união de esforços pode resultar em impacto duradouro, trazendo novas possibilidades, promovendo a sustentabilidade e garantindo o abastecimento de água para a transformação ambiental.

Projeto “Jovens para a Mudança – O desafio do desenvolvimento sustentável de Matutuine” financiado pelo Camões, I.P., Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável e BIOFUND.