Educação
Apesar do esforço dos Estados para assegurar professores nas escolas primárias das zonas rurais, isoladas e distantes dos centros urbanos, as dificuldades para lecionar continuam bem presentes.
As infraestruturas escolares existentes, com condições mínimas para uma boa aprendizagem, não atingem os mínimos exigíveis para que se verifique uma real e eficaz melhoria do acesso das populações à educação. Além disso, a escassez de material escolar básico, a baixa qualificação dos professores, à falta de apoio técnico e pedagógico por parte do Estado, e a rede de escolas que nem sempre abrange todas as crianças e jovens.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
• Educação não-formal – Formação ao longo da vida
• Desenvolvimento de competências em áreas transversais
• Construção e reabilitação de infraestruturas
PROJETOS A DECORRER NA ÁREA
PROJETOS CONCLUÍDOS
Somos Moçambique
A passagem do Ciclone Idai por Moçambique em março de 2019 deixou um rasto de destruição, afetando severamente as províncias de Sofala, Zambézia e Manica. A VIDA, a FGS e a FEC concertaram-se para implementar uma estratégia integrada para apoiar o regresso à normalidade e o reassentamento das famílias afetadas na cidade da Beira. O projeto Somos Moçambique II surge na continuidade da intervenção da Fase I, com o objetivo de contribuir para a redução da vulnerabilidade da população da Beira face a desastres naturais, reforçando a sua capacidade de resiliência.
ESCOLA NA BEIRA RECONSTRUÍDA APÓS CICLONE IDAI
No âmbito do projeto Somos Moçambique, a Escola Primária Completa da Manga Mascarenhas, totalmente destruída pela passagem do ciclone Idai, foi inaugurada a 31 janeiro 2023. A sua reconstrução foi identificada como prioritária pelo consórcio constituído por três ONGD portuguesas – FEC, FGS e VIDA.
NCASSANI, UMA ESCOLA NO RURAL ISOLADO DE MOÇAMBIQUE
Entre 2004 e 2005, a Escola Básica de Ncassani foi construída pela VIDA para servir as crianças desta aldeia rural e isolada no distrito de Matutuine, em Moçambique. Hoje mantém-se espaço de aprendizagem e convívio para 75 crianças e 5 professores.
Justino foi um dos jovens que beneficiou deste projeto.
INVESTIGAÇÃO & IMPACTO
Colaborar e refletir como estratégia de paz e de Transformação Social
Sandra Fernandes, Teresa Paiva Couceiro (FGS), Ana Barbosa de Melo, Hannah Danzinger, Manuel Martins (FEC), Ana Gaspar, Ana Margarida Vaz, Patrícia Maridalho (VIDA) & Marta Monteiro
Revista Sinergias (julho 2023)
Relatório de avaliação do projeto piloto de Educação Parental no distrito de Matutuíne
Félix Mulhanga (Univ. Pedagógica) e Lucena Muianga (UEM)
No âmbito do projeto piloto de Educação Parental elaborado pela PATH e Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social de Maputo, implementado em parceria com VIDA (2018)
Cooperação para o Desenvolvimento em Educação: Um Estudo de Caso sobre a abordagem participativa da ONGD Vida na Guiné-Bissau
Rita Veiga Pais
No âmbito da dissertação de mestrado em Educação Intercultural – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2016)