Mais saúde para Jolmete é o novo projeto implementado pela VIDA, com o apoio do governo da Austrália, que irá começar no início do próximo ano.
Este projeto visa a reabilitação do centro de saúde de Jolmete (Guiné-Bissau), que atualmente não se encontra totalmente operacional devido às condições muito precárias dos seus edifícios. O centro de saúde de Jolmete pertence à área sanitária de Pelundo, na região de Cacheu, servindo cerca de 5 mil habitantes, correspondendo a quase metade da população desta área sanitária.
Atualmente, a maioria da população acaba por não recorrer aos serviços médicos ou opta por deslocar-se até ao centro de saúde mais próximo a uma distância de 20km de Jolmete, onde as vias de acesso são muito difíceis na época das chuvas, impedindo a rápida assistência em casos de emergência e colocando em risco os grupos mais vulneráveis como mulheres grávidas e crianças.
A reabilitação do centro de saúde permitirá que este seja um local seguro, limpo e com acesso à água e eletricidade, onde toda a população pode ter acesso a cuidados de saúde de qualidade.

 

Centro de Saúde de Jolmete antes da reabilitação (2018)

Mais saúde para Jolmete é apoiado pelo governo da Austrália, Embaixada de Portugal na Dinamarca e Portvinsbaren.