No início de outubro de 2023, iniciámos a campanha de restauro da paisagem e de habitats no distrito de Matutuine, em Moçambique, com uma primeira fase de distribuição de estacas/manivas de mandioca às 500 famílias beneficiárias da ação. A entrega foi complementada com a demonstração do plantio, sendo que as famílias receberão, ainda, formação e acompanhamento técnico ao longo do tempo por parte da equipa VIDA.
Através da implementação de sistemas agroflorestais junto das famílias, estamos a promover o restauro de habitats, a conservação da biodiversidade e a produção diversificada de alimentos nutritivos. A área total restaurada será de 500 hectares (1 hectare por família) e abrange 16 povoados deste distrito.
A entrega do restante kit será faseada conforme o calendário agrícola e inclui árvores de fruto, leguminosas e cereais.
Durante o mês de novembro de 2023, foi realizada uma segunda de distribuição de sementes de amendoim, feijão, mudas de cajueiro e de nativas nos 16 povoados beneficiários, e prosseguiu-se com a implementação, em cada povoado, de modelos de campos agroflorestais, através do plantio de mudas de cajueiro e de nativas.
Esta ação é realizada em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS Moçambique) no âmbito do projeto MozBio 2 que visa aumentar a eficácia da gestão das áreas de conservação e melhorar as condições de vida das comunidades dentro e ao redor das mesmas.
O projeto “Jovens para a Mudança – O desafio do desenvolvimento sustentável do distrito de Matutuine” é financiado pelo Camões, IP, Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Biofund.