Na Guiné-Bissau, assumimos a componente de Micro-Seguro de Saúde para Grupos de Poupança do projeto de capacitação das mulheres rurais através de iniciativas de resiliência lideradas pela comunidade, financiado pelo PNUD. A implementação do sistema de micro-seguro de saúde em 5 tabancas da secção de Suzana pretende sensibilizar para a importância do investimento da poupança na saúde familiar, e avaliar os custos e a viabilidade de um micro-seguro de saúde comunitário.

Em Moçambique, iniciámos o trabalho com as gerações mais jovens do distrito de Matutuine, através do projeto “Jovens para a Mudança”, promovendo a ação em rede para o desenvolvimento de atividades de conservação da biodiversidade, que permitam gerar rendimento e melhorar a vida das famílias do distrito.

Arranque do projeto “Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau” apoiado pela ação PROCULTURA PALOP-TL, que pretende contribuir para aumentar o grau de profissionalização através da implementação de uma ação integrada e sustentada no domínio das artes e da cultura na Guiné-Bissau.

No final de 2021, estendemos o nosso trabalho na área da agricultura familiar e agroecologia até ao distrito da Ilha de Moçambique, no norte do país, onde trabalhamos com grupos de horticultoras num contexto social e territorial diferente do sul de Moçambique.

Face à inexistência de mecanismos estruturais eficazes para dar respostas de proteção social às famílias mais vulneráveis, iniciámos um projeto para o reforço dos serviços de ação social na província de Maputo, trabalhando com os 8 serviços distritais de ação social que compõem esta província. Foram registadas na base de dados oficial (gerida pelos Serviços Provinciais de Ação Social do estado moçambicano) 33 297 pessoas pertencentes a 9 994 agregados familiares considerados em situação de risco.

No último trimestre de 2020, iniciámos um projeto específico com o objetivo de aumentar a resiliência das horticultoras-vendedoras, através da otimização das atividades produtivas e comerciais nos mercados do Canchungo e Bula, na Guiné-Bissau, promovendo, por outro lado, atividades de prevenção e proteção à Covid-19 em ambos os mercados (locais de elevado potencial de transmissão comunitária).

Em agosto de 2020, assumimos a coordenação da linha telefónica nacional Covid-19 (call center) na Guiné-Bissau.

Com a pandemia global da Covid-19, continuámos a nossa missão e presença no terreno, mas adequando toda a intervenção ao contexto pandémico. Integrámos atividades ligadas à prevenção e proteção à Covid-19 nos projetos em curso e dinamizámos atividades extra numa intervenção integrada de resposta à pandemia.

Entre 2020 e 2023, retomámos o trabalho em Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, integrando o projeto europeu “1Planet4All” num consórcio de 14 ONGD europeias. Este projeto visa sensibilizar jovens europeus para os impactos das alterações climáticas por todo o globo.

Na sequência do ciclone Idai que atingiu o centro de Moçambique, em março de 2019, iniciámos uma estratégia integrada (dividida em duas fases) de apoio às populações mais vulneráveis num consórcio com a FEC e a FGS.

No seguimento do trabalho de quase 20 anos com as comunidades do distrito de Matutuine, focámo-nos em desenvolver atividades multidisciplinares, envolvendo autoridades e parceiros locais, para reduzir a vulnerabilidade das famílias em risco em Matutuine e fortalecer a rede de apoio às mesmas, através do aumento da capacidade de sinalização e de respostas dos serviços do estado, em simultâneo com a promoção da resiliência alimentar e ambiental das famílias do distrito.

No seguimento da experiência da operacionalização da rede de saúde comunitária em 3 regiões da Guiné-Bissau, iniciámos um projeto específico de capacitação da equipa da Direção do Serviço de Saúde Comunitária, a entidade responsável pela coordenação e supervisão das atividades de Saúde Comunitária no país, para assumir a liderança completa no processo de implementação do Plano Estratégico de Saúde Comunitária da Guiné-Bissau para o horizonte de 2016-2020.

Na Guiné-Bissau, inaugurámos a Casa Agrícola de Suzana, no âmbito de projeto de segurança alimentar com as famílias de 6 tabancas. Foi, ainda, formalizada a Associação de Mutualidade de Saúde de Suzana e Varela.

Em Moçambique, inaugurámos a Casa Agrária de Matutuine, a primeira do distrito e a sede da União das Associações Agrárias de Matutuine (UAAMAT).

Na Guiné-Bissau, continuámos a rede de saúde comunitária nas regiões de Cacheu e Biombo.

Na Guiné-Bissau, iniciámos a operacionalização da saúde comunitária no setor autónomo de Bissau, com cerca de 1 100 agentes de saúde comunitária distribuídos por todas as famílias da capital.

Em Moçambique, ganhámos o prémio Campeões das Zonas Áridas (Convenção das Nações Unidas no Combate à Desertificação) pelo trabalho no combate à seca, desertificação e degradação do solo em Matutuine.

Em Moçambique, foi criada a primeira União de Associações Agrárias de Matutuine, onde 35 associações trabalham juntas para promover o desenvolvimento do distrito.

Entre 2010 e 2014, na Guiné-Bissau, 50 furos de água foram construídos com o apoio de uma campanha Lidl – 15 mil pessoas com acesso a água potável.

Iniciámos o sistema de mutualidade de saúde nas tabancas (aldeias) de Suzana e de Varela, na Guiné-Bissau.

Expansão para as regiões de Cacheu e Biombo, na Guiné-Bissau, no apoio ao programa de operacionalização da saúde comunitária.

Na Guiné-Bissau, inaugurámos o Centro Comunitário de Saúde Materno-Infantil de São Domingos.

Em Moçambique, o tempo retirado à sobrevivência das famílias permitiu que “passassem a existir”: nasceu a associação comunitária de artesanato Pfukani Djabula.

Começámos a trabalhar com 15 associações/grupos agrícolas de todo o distrito de Matutuine, criando uma rede entre estas e as autoridades locais para a promoção do desenvolvimento rural e segurança alimentar.

Entre 2003 e 2010, em Moçambique, abrimos 8 polos de água, melhorámos 60 habitações e construímos a Escola Básica de Ncassani, além do fomento pecuário com 40 famílias.

Realizámos mais de 60 cursos relacionados com agricultura e agropecuária para famílias rurais isoladas.

Na Guiné-Bissau, entre 2002 e 2012, reativámos o sistema de saúde em 7 áreas sanitárias na região de São Domingos.

Fortalecemos a capacidade de gestão do sistema de cuidados primários de saúde. Desenvolvemos o sistema de saúde comunitária através de 54 Unidades de Saúde de Base.

Construímos o Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula, em Moçambique.

Em Moçambique, deslocámo-nos para o distrito de Matutuine, abrindo 30 km de estrada, até à aldeia de Djabula.

Na Guiné-Bissau, entre 1998 e 2000, reabilitámos 6 centros de saúde e um hospital. Foi, ainda, criado o Centro Nutricional Terapêutico de São Domingos.

Eclodiu o conflito armado na Guiné-Bissau. Aceitámos o convite da Missão Católica de Suzana para prestar apoio às populações refugiadas em São Domingos.

Na Guiné-Bissau, trabalhámos, sobretudo, na Educação, formando alunos e professores em Farim, na região de Oio.

Iniciámos o trabalho na área da Educação com formação de professores, reabilitação de infraestruturas e apoio em materiais em Gaza e Boane, em Moçambique.