Centro de Desenvolvimento Comunitário e Ambiental de Djabula

Desde 2003 a criar inovação e a partilhar conhecimento

O Centro de Desenvolvimento Comunitário e Ambiental de Djabula (CDCD), construído em 2003, fica no coração de Matutuine, o distrito mais a sul de Moçambique, e é cogerido pela VIDA e pela Associação Pfukani Djabula. Situa-se na aldeia de Djabula, acessível através de um caminho aberto pela VIDA em 1999, que dista 30 km da estrada principal.

O CDCD é considerado pelas associações do distrito o núcleo agregador da UAAMAT – União das Associações Agrárias de Matutuíne, e tem funcionado igualmente como pólo de formação de jovens e adultos de todo o distrito e como centro de investigação comunitária, a partir do qual têm sido desenvolvidos vários pilotos de boas práticas em temas como a agroecologia e a conservação da biodiversidade em ecossistemas semiáridos como é o caso de Matutuine. O CDCD é igualmente um espaço aberto a instituições de ensino e a investigadores/as interessados/as nestes temas.

Cada pessoa é o centro do Desenvolvimento, participando em todas as etapas dos projetos, seja em comunidade ou em grupos mais pequenos que expressam posições comuns de forma democrática. Os projetos são holísticos e integrados. A sua conceção e implementação é feita com as comunidades locais, visando a sustentabilidade.

Habitação melhorada, acesso a água potável, formação em gestão agrícola e pecuária, acesso a insumos agrícolas, apoio à criação de associações locais são algumas das soluções que foram desenvolvidas em conjunto, com o apoio de universidades locais, institutos de investigação, autoridades locais e técnicos, de forma a encontrar soluções sustentáveis que podem ser adaptadas pelas comunidades e regiões vizinhas.

Recolhemos indicadores como a segurança alimentar, a produtividade agrícola, o rendimento familiar e informação contínua junto das famílias e comunidades, que nos ajudam a compreender os impactos nas suas vidas diárias. Com estas ferramentas, juntos podemos analisar processos, constrangimentos e resultados alcançados, e construir caminhos que libertam da pobreza extrema.

MARCA DJABULA

TRADIÇÃO E NATUREZA

Negócio de base comunitária

Empoderamento das mulheres

Artesanato amigo do Ambiente

Tradições únicas combinadas com técnicas inovadoras

Fonte de rendimento local

Estabelecimento de rede comercial para artesãos rurais

FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA

CURSO PARA EMPREENDEDORES LOCAIS

Cursos de agricultura, segurança alimentar e nutrição familiar, gestão de pequeno negócio e empreendedorismo, gestão e capacidade institucional para associações rurais

Ensaios agrícolas para testar variedades de culturas com Institutos de Investigação Agrícola

Campos de demonstração com culturas locais e introduzidas – Campo-escola para as famílias

Local de encontro para grupos e associações (25 associações rurais de Matutuine atualmente beneficiárias)

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL

PROMOÇÃO DE SOLUÇÕES DE RESILIÊNCIA

Cursos de gestão sustentável dos recursos naturais

Ensaios para recuperação de floresta e de espécies nativas

Viveiros de fruteiras e espécies nativas para promover a segurança alimentar e resiliência das famílias

Pilotos de boas práticas para promoção da biodiversidade e conservação de ecossistemas semiáridos

Parcerias com Institutos de Investigação Ambiental e estágios para estudantes do ensino superior e médio

Marca Djabula

O CDCD foi a a casa que viu crescer a Marca Djabula criada pelas famílias da Associação Pfukani Djabula. É uma marca de artesanato de base comunitária que, combinando tradições únicas e técnicas inovadoras, constitui uma fonte mais sustentável de rendimento local.