A cooperativa, que agora estrutura o trabalho de economia social desenvolvido na Herdade do Freixo do Meio há várias gerações, pretende essencialmente integrar e regular os diferentes usos deste Bem-comum que é o Alimento. O objetivo principal é de gerir coletivamente o Montado do Freixo do Meio, por forma a compatibilizar a melhoria permanente da relação com os recursos e a obtenção da abundância de bens e de serviços.
Após a chegada ao Freixo do Meio, tivemos oportunidade de conhecer a agrofloresta e compreender alguns dos princípios e do pensamento que rege o trabalho e missão deste lugar.
Durante o dia, o grupo de participantes apoiou na construção de 19 hotspots de biodiversidade na zona mais húmida do Montado do Freixo do Meio, onde foram instaladas espécies arbóreas e arbustivas típicas das zonas húmidas para promover a regeneração destes habitats.
As zonas húmidas têm uma importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas e são um aliado na mitigação e adaptação às alterações climáticas, pois atenuam secas ao disponibilizar a água armazenada. Por outro lado, podem também absorver e armazenar carbono de forma natural.