No dia 8 de dezembro de 2023, a VIDA participou na Mesa Redonda sobre Triplo Nexo – Ação Humanitária/ Desenvolvimento/Paz, que decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas. O convite foi endereçado pelo eurodeputado Carlos Zorrinho à Plataforma Portuguesa das ONGD.
Esta iniciativa permitiu debater o tema do Triplo Nexo à luz do relatório “Estratégia inovadora para a ajuda humanitária: as crises atuais e esquecidas em foco”, elaborado por Carlos Zorrinho, na sua qualidade de Relator Permanente para a Ajuda Humanitária na comissão DEVE do Parlamento Europeu.
Durante a Mesa Redonda, Ana Patrícia Fonseca, Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, destacou a importância deste convite, como “expressão do reconhecimento da relevância do papel da sociedade civil e da intervenção das ONGD em particular no tema”. No que respeita à concretização do Triplo Nexo, a Plataforma subscreveu o apelo contido no relatório para a necessidade de dedicar mais verba para a Ajuda Pública ao Desenvolvimento, ao mesmo tempo que destacou “a necessidade de assegurar que a sociedade civil organizada participa nos processos de definição das políticas públicas, como condição essencial para a existência de democracias saudáveis”. O Relatório poderá ser lido aqui.

Sessão de Mesa Redonda sobre o Triplo Nexo, no Parlamento Europeu

A Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, Ana Patrícia Fonseca, e o eurodeputado Carlos Zorrinho

A Plataforma e suas associadas tiveram igualmente oportunidade de reunir com a CONCORD, a Confederação Europeia de ONG’s, representada por dois elementos: Tanya Cox, diretora do Secretariado, e Celia Cranfield, que lidera a equipa de advocacia. A CONCORD é composta por 58 organizações membros (a Plataforma Portuguesa das ONGD é um dos membros) que representam mais de 2 600 ONGs em toda a Europa, e é o principal interlocutor com as instituições da União Europeia em matéria de política de desenvolvimento e de cooperação internacional.

Neste encontro, foi apresentada a Estratégia CONCORD para o horizonte 2023-2026, num momento de incertezas e de múltiplas crises. Foi abordado o panorama atual ao nível europeu que se traduz em algumas preocupações relativas às próximas eleições europeias e à tendência de crescimento dos movimentos de extrema-direita, e, consequentemente, os impactes que acarreta para a abordagem aos desafios globais do nosso tempo e para a promoção de sociedades mais justas e inclusivas na Europa e pelo mundo.

Encontro com a CONCORD, a Confederação Europeia de ONG’s