Saúde, Nutrição e População
Nos países em que a VIDA trabalha os serviços de saúde são precários e, em muitas das zonas de ação, inexistentes. As distâncias até a uma infraestrutura ou técnico de saúde, agravadas pelas vias de comunicação escassas e em mau estado, dificultam o acesso aos serviços de saúde.
As doenças mais comuns, facilmente tratadas quando existem serviços de saúde, são também as que continuam a matar 60 a 70% da população nos locais onde esses serviços são inexistentes.
A falta de pessoal técnico continua a ser o maior problema a enfrentar. Por outro lado, a carência de medicamentos completa o cenário de ineficiência dos serviços de saúde prestado pelos Estados da maioria das regiões rurais e isoladas dos países africanos.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
• Saúde Comunitária
• Nutrição
• Redes comunitárias de proteção social
• Promoção da justiça social em comunidades em situação vulnerável
• Capacitação institucional
PROJETOS A DECORRER NA ÁREA
Linha de Saúde 24h - Reforço da disponibilidade e proximidade dos serviços de saúde à população da Guiné-Bissau
Após balanço do Call Center COVID-19 (operacionalizado pela VIDA), é unânime a necessidade de dar continuidade à disponibilização de serviços de saúde através da rede móvel de telefone, largamente disseminada e utilizada pela população guineense. A Linha de Saúde 24h permite que seja realizada a triagem, aconselhamento e encaminhamento por profissionais de saúde que avaliam o nível de risco apresentado pelo cidadão e encaminham para as entidades mais adequadas a nível nacional.
PROJETOS CONCLUÍDOS
SAÚDE e NUTRIÇÃO
Reforço das Estruturas de Saúde de iniciativa comunitária na região de Cacheu - Mutualidade de Saúde e Centro Materno-Infantil de S. Domingos
Com base na experiência de mais de duas décadas de trabalho no âmbito da saúde comunitária e materno-infantil na região de Cacheu, este projeto contribuiu para o fortalecimento da Mutualidade de Saúde nas comunidades de Suzana e Varela, e do Centro Comunitário de Saúde Materno-Infantil de S. Domingos, para se tornarem referências para outras zonas do país.
SAÚDE COMUNITÁRIA
Estratégia para a redução da mortalidade materna, neonatal e infantojuvenil na Guiné-Bissau - Setor Autónomo de Bissau
Em 2015, aceitámos o convite da UNICEF para estabelecer uma rede de Saúde Comunitária abrangendo as famílias de toda a capital, em parceria com o Direção Regional de Saúde, Técnicos de Saúde e parceiros internacionais.
Tabanka Ku Saudi
Através da operacionalização de uma rede de Agentes de Saúde Comunitária, o projeto pretendeu implementar as intervenções de alto impacto, reconhecidas internacionalmente, ao capacitar a resposta da comunidade aos problemas de saúde, sobretudo às comunidades mais isoladas e fustigadas pela escassez de ação/recursos de um Estado frágil.
POPULAÇÃO
Reforço dos serviços de ação social na província de Maputo
Este projeto surge a partir do trabalho iniciado em 2019 no distrito de Matutuine com o Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Maputo face à inexistência de mecanismos estruturais eficazes para responder a crises humanitárias e atuar de forma efetiva na prestação de auxílio às famílias mais vulneráveis da província.
PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL EM MAPUTO
O projeto para o Reforço dos Serviços de Ação Social para a Prevenção e Mitigação de Situações de Risco ao nível da Proteção Social na Província de Maputo foi oficialmente lançado em junho de 2022 pela Secretária de Estado da província de Maputo.
Até ao final do projeto (2023), foram registadas 33 297 pessoas de 9 994 agregados familiares considerados extremamente vulneráveis na base de dados oficial (gerida pelo Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Maputo).
CENTRO MATERNO-INFANTIL DE REFERÊNCIA NA REGIÃO DE CACHEU
MUTUALIDADE DE SAÚDE
Já conhece o Sistema de Mutualidade de Saúde na região de Cacheu, na Guiné-Bissau?
Conheça aqui os testemunhos dos próprios beneficiários!
INVESTIGAÇÃO & IMPACTO
Belief Systems and Health Behaviors in Guinea-Bissau
Alexander Coutts, Teresa Molina Millán e Pedro C. Vicente
NOVAFRICA – Nova SBE da Universidade Nova de Lisboa (2022)
Seguimento de pacientes pós COVID-19 na Guiné-Bissau
Ocadaque C., Batista I.P., Có A., Silva M.B.F., Seidi U. (VIDA), Jaló W.M., Najute P. (HNSM)
Guiné-Bissau (2022)
Follow the leader: Community-based Health Insurance in West Africa
Rute M. Caeiro, Alexander Coutts, Teresa Molina-Millán e Pedro C. Vicente
NOVAFRICA – Nova SBE da Universidade Nova de Lisboa (2021)
Incentivizing Community Health Workers in Guinea-Bissau: Experimental Evidence on Social Status and Intrinsic Motivation
Mattia Fracchia, Teresa Molina-Millán e Pedro C. Vicente
NOVAFRICA – Nova SBE da Universidade Nova de Lisboa (2019)
Knowledge of vitamin A deficiency and crop adoption: Evidence from a field experiment in Mozambique
Rute M. Caeiro e Pedro C. Vicente
NOVAFRICA – Nova SBE da Universidade Nova de Lisboa (2015)
Abordagem integrada para a prevenção da Helmintíase e Schistosomíase nas crianças em idade escolar das comunidades de S. Domingos e Canchungo
Luís Filipe Azevedo, Patrícia Carvalho, Ilda Monteiro, Patrícia Maridalho, Ana Gaspar Nunes, Susana Réfega, Ana Catarina Guerra, Armando Teixeira-Pinto
VIDA | FEC | Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2013)
EVENTOS ORGANIZADOS
II Conferência de Saúde Comunitária: desafios do presente, perspetivas de futuro
Bissau, 26 janeiro 2019
Organizado pela VIDA, em parceria com Ministério da Saúde da Guiné-Bissau e NOVAFRICA
No âmbito do projeto “Estratégia para a aceleração da mortalidade materna, neonatal e infantojuvenil na Guiné-Bissau – Setor Autónomo de Bissau”
A saúde comunitária na aceleração da redução da mortalidade materna e infantil
Lisboa, 11 dezembro 2017
Organizado pela VIDA em parceria com a NOVAFRICA
No âmbito do projeto “Estratégia para a aceleração da redução da mortalidade materna, neonatal e infantojuvenil na Guiné-Bissau – Setor Autónomo de Bissau”