Em Moçambique, iniciámos um novo projeto – Jovens para a Mudança – O desafio do desenvolvimento sustentável de Matutuine –, com o objetivo principal de promover a ação em rede através dos jovens deste distrito com vista ao o desenvolvimento de atividades de conservação da biodiversidade, que permitam gerar rendimento e melhorar a vida das suas famílias e comunidades.
Durante o mês de março, iniciámos o trabalho com as quatro escolas secundárias parceiras do projeto. Foram entregues sementes e materiais necessários para o trabalho nos campos de demonstração de agroecologia, e iniciámos igualmente a preparação dos mesmos com os grupos de estudantes e de professores/as envolvidos/as. Através dos campos de agroecologia, alunos/as e professores/as poderão aprender sobre a práticas agroecológicas, e temáticas como a gestão sustentável de recursos e a conservação da biodiversidade.
Em cada uma das escolas, existirá, ainda, um núcleo de Desenvolvimento Sustentável e Liderança. Ao longo do ano letivo, serão dinamizadas atividades com os grupos de estudantes e professores/as em diversas áreas temáticas ligadas aos Direitos Humanos, Proteção e Conservação do Ambiente, Valorização do Território e Emprego Jovem.
O distrito de Matutuine é rico em ecossistemas naturais que, entre outros, incluem o Parque Nacional de Maputo (reserva dos elefantes e reserva marinha da Ponta do Ouro). Acreditamos que é fundamental capacitar os/as jovens para a valorização e conservação da biodiversidade e do seu território, bem como abrir horizontes para acreditarem que o seu futuro pode passar pelo distrito em que vivem!
Contexto
Este projeto surge no seguimento do trabalho de 24 anos que a VIDA tem desenvolvido no distrito de Matutuine junto das comunidades rurais e isoladas, agora exponenciado face ao interesse crescente de vários parceiros em zonas geográficas áreas-chave para a biodiversidade e também no contexto das novas dinâmicas sociais e culturais emergentes no distrito, que acarretam riscos mas também um potencial de desenvolvimento que deve ser integrado
pelas famílias.
pelas famílias.
Os jovens de Matutuine, futura população ativa, apresentam um alto nível de desmotivação e falta de esperança quanto ao seu papel no futuro do distrito, que se deve à falta de meios, recursos e oportunidades. Com este projeto, pretendemos, por um lado, fortalecer as competências dos jovens estudantes em temas de conservação, ambiente e empreendedorismo sustentável, tornando-os cidadãos mais competentes e participativos no desenvolvimento do seu distrito; e, por outro, promover uma rede de atores ambientais e económicos para o desenvolvimento sustentável de Matutuine com vista à otimização do mercado de emprego local.