Como cuidar em comunidade no contexto da pandemia Covid-19? Qual a importância da Saúde Comunitária neste panorama?

Em julho, iniciamos o Programa da Saúde Comunitária na rádio SolMansi, emitido para todas as regiões da Guiné-Bissau e com especial foco na Saúde Comunitária no contexto Covid-19. A partir de 22 de julho e até setembro, o programa radiofónico abordará a importância do papel do/a Agente de Saúde Comunitária no contexto da Covid-19, passando pelas diversas práticas familiares essenciais que este/esta promove na sua comunidade (higiene e saneamento comunitário, planeamento familiar e acompanhamento da gravidez, seguimento dos recém-nascidos, vacinação, vigilância baseada em eventos da comunidade, entre outros). Conta, ainda, com testemunhos de diversos atores da Saúde Comunitária das várias regiões da Guiné-Bissau – agentes de Saúde Comunitária, responsáveis das áreas sanitárias, técnicos de saúde, líderes comunitários e outros beneficiários/as da Saúde Comunitária.

 

 

A rede de Agentes de Saúde Comunitária nas várias regiões do país é fundamental para a prevenção e resposta comunitária à pandemia Covid-19: quer pela sua proximidade com a comunidade onde estão inseridos – que facilita relações de confiança com as famílias -, quer por fazerem a ponte, em muitos casos, entre o sistema de saúde e as famílias.

O Programa da Saúde Comunitária é parte integrante da estratégia de comunicação da Direção de Serviço da Saúde Comunitária e Promoção da Medicina Tradicional da Guiné-Bissau, em parceria com a ONGD VIDA e Rádio SolMansi, e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. As emissões do programa podem ser acompanhadas às quartas e sábados pelas 21h00 (hora de Bissau).