No âmbito do projeto “1Planet4All”, nos dias 26 de junho e 3 de julho de 2021 decorreu o primeiro Workshop Permacare – Introdução à Permacultura* Urbana, no espaço da Permalab, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Esta atividade pretendeu ir de encontro à reabilitação de um espaço verde comunitário, capacitando os e as jovens para este tipo de ações e sensibilizando para a sua importância no contexto do combate às alterações climáticas. A atividade foi dinamizada pela 2adapt e por membros da HortaFCUL, tendo decorrido no Permalab, um projeto voluntário de permacultura da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A capacitação teórica foi disponibilizada aos e às participantes, através de 9 vídeos disponíveis online no canal de YouTube Programa de Capacitação e Ação Climática 1Planet4All. No terreno, a ação foi dividida em dois dias: num primeiro dia, construíram-se os canteiros, e no segundo dia, foram feitas as plantações, a cobertura de mulch e uma proteção anti-pavões. Esta estrutura do workshop permitiu dar tempo para a construção realizada secar, sem correr o risco de se danificar no segundo dia de ação.

No primeiro sábado, dia 26 de junho, os e as jovens procederam à limpeza da relva e de outras espécies vegetais para se conseguir proceder à construção de canteiros – esta ação é especialmente relevante para que não exista relva ou outras espécies de carácter invasor no local do canteiro, pois facilmente estas espécies dominam o espaço e competem com as restantes. De seguida, passou-se à produção de cimento para construir a estrutura para os canteiros, bem como à limitação do espaço.

No segundo sábado, dia 3 julho, começou-se por recolher e limpar o espaço do Permalab de troncos e matéria orgânica, como folhas e ramos, que serviria de base para os quatro canteiros construídos. De seguida, colocou-se terra (cedida pelos laboratórios da FCUL) e composto, (produzido no compostor da Permalab a partir de restos de comida dos bares e de matéria dos jardins da FCUL). Ainda antes da plantação, foi feita a cobertura com “mulch” (manta morta) para cobrir o solo, muito importante para promover a retenção da humidade.

Para a plantação, foram escolhidas espécies da época, plantadas em consociação, seguindo as ideias da Permacultura. Em metade da área, foram plantadas mais de 250 plantas (cebola, alho-francês, rúcula, batata-doce, etc.) enquanto que na outra metade plantaram-se milho, abóbora e feijão, utilizando mais de 200 sementes de diferentes variedades, colocadas diretamente na terra.


Créditos da fotografia: Inês Guia

 

Ambos os dias, terminaram com momentos de celebração e reflexão, algo fundamental em Permacultura, partilhando o que se aprendeu e ensinou, e o que se poderia ter melhorado.

*A Permacultura é um conceito criado na década de 70 do século XX por Bill Mollison e David Holmgren, e pode ser ser entendida como a integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, de modo que as necessidades humanas (abrigo, alimentação, energia, bens materiais ou não, etc.) sejam supridas de forma sustentável. A Permacultura está sustentada em três princípios éticos: Cuidar da terra, Cuidar das pessoas, e Partilhar os excedentes.

Esta atividade foi organizada no âmbito do projeto “1Planet4All”, em parceria com a 2adapt, e com  o financiamento da União Europeia e do Camões, I.P.