A manhã começou bem cedo na Herdade da Ribeira Abaixo, em Grândola. Foi aí que, entre os dias 5 e 6 de dezembro, 30 jovens na participaram primeira ação de reflorestação no âmbito do projeto 1Planet4All numa parceria com o projeto LIFE Montado-Adapt.
Ao longo dos dois dias, os 30 participantes, distribuídos em dois grupos, participaram em momentos de capacitação, ações de plantação e de implementação de medidas de adaptação (como parcerias entre plantas ou mulching), bem como de observação e contacto com a natureza numa área de Montado. O Montado é uma paisagem tradicional e o principal sustento da economia das zonas rurais da região do Alentejo, que se encontra em declínio devido à interação de vários fatores, sendo alguns à escala global, tais como as alterações climáticas, e outros à escala humana. A mitigação desta problemática e a definição de alternativas de adaptação às alterações climáticas é o objetivo do projeto LIFE Montado-Adapt, cujo estudo de caso na Herdade da Ribeira Abaixo está sob responsabilidade do CE3C – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, pertencente à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A reflorestação de áreas no Alentejo com vegetação sub-optimal permite não só aumentar a capacidade de retenção de carbono da área, mas também aumenta a capacidade de manter e atrair água nesses sistemas e combater a erosão do solo.
A equipa responsável pela capacitação – CE3C-FCUL e EcoInterventions – desafiou os jovens participantes para várias atividades e momentos, de forma a terem oportunidade de explorar diferentes conhecimentos, competências e ferramentas:
- Plantação de 550 árvores de 6 espécies diferentes em zonas húmidas e zonas secas;
- Sementeira de 500 bolotas diretamente no solo;
- Poda de diferentes árvores;
- Colocação de protetores nas árvores;
- Observação e análise de um sistema sintrópico;
- Análise de sectores, microclimas e interações de plantas;
- Criação de um compostor de apoio à casa.
Em torno desta ação, reuniram-se jovens entre os 19 e 30 anos, oriundos de diferentes contextos, num espaço de partilha e de aprendizagem, onde o aprender fazendo abriu lugar à reflexão comunitária. Falaram-se sobre limites, desafios e possíveis soluções para uma vivência em maior harmonia com a Casa Comum. Ao longo destes dois dias, a participação de membros da 2adapt, da CE3C-FCUL, da EcoInterventions e da Herdade do Freixo do Meio, permitiu tornar o diálogo mais rico e trazer para a mesa uma diversidade de conhecimentos e experiências.
Esta atividade enquadra-se no Programa de Capacitação e Ação Climática, desenhado para o projeto 1Planet4All no âmbito da parceria com a 2adapt, e pretende capacitar e criar uma rede de jovens líderes.
“Ao longo deste dia, eu percebi que, mais importante do que a nossa profissão, é percebermos qual o nosso papel aqui no Planeta.” – Sofia, uma das participantes na ação
O projeto europeu 1Planet4All é implementado em Portugal pela ONGD VIDA, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com a 2adapt, com o financiamento da União Europeia e do Camões, I.P.