O projeto “Reforço dos serviços de nutrição e da capacidade de gestão integrada dos centros de saúde dos setores de São Domingos e Bigene”, na região de Cacheu, Guiné-Bissau, continua a implementar as atividades de forma adaptada à situação que se vive e promovendo o cumprimento das regras de segurança junto dos seus colaboradores e parceiros.

Durante esta semana, foram entregues géneros alimentares, num total de 53 kits, nas áreas sanitárias de Bigene e Suzana, para dar resposta às famílias que tenham crianças referenciadas e que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar. Envolvendo os centros de saúde, os agentes de saúde comunitária e os centros de reabilitação nutricional das missões católicas, pretende-se garantir o seu acompanhamento futuro, contribuindo para a melhoria do estado nutricional das crianças identificadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos objetivos do projeto é que os Centros de Recuperação e Educação Nutricional de Ambulatório para a Desnutrição Moderada – designados CRENAM – estejam ativos e garantam o tratamento destes casos de desnutrição em crianças com idades inferiores a 5 anos.

Os kits alimentares foram entregues junto dos Centros de Reabilitação Nutricionais das missões católicas de Suzana e Bigene, que funcionam como CRENAM nestas duas áreas sanitárias, para serem distribuídos junto das famílias já referenciadas pela equipa do projeto. Ambas as responsáveis dos centros de reabilitação das duas missões católicas realçaram a importância deste gesto e de continuar a apoiar as famílias e comunidades mais carenciadas, precisamente num momento em que mais necessitam de apoio.


O projeto “Reforço dos serviços de nutrição e da capacidade de gestão integrada dos centros de saúde dos setores de São Domingos e Bigene” é implementado pela VIDA em parceria com a HELPO e a Mundo A Sorrir, e com o apoio do Camões, I.P. e UNICEF Guiné-Bissau.