No Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula, em Moçambique, recebemos a formação em Sistemas Agroflorestais Sintrópicos nos dias 16 e 17 de junho, liderada por Helena Maltez* e em parceria com a Kosmoz.
Na formação, participaram técnicos de extensão agrária que prestam assistência a famílias de camponeses do distrito, dois professores e dois alunos do Instituto Agro-Industrial de Salamanga e um grupo de camponeses que pertencem a diferentes associações agrárias para que possam partilhar os conhecimentos adquiridos entre os seus pares.
A formação iniciou com uma parte teórica sobre a lógica dos sistemas agroflorestais sintrópicos, seguida da observação do campo e explicação das técnicas implementadas.
Foi realizada a melhoria do pomar de citrinos do CDCD, aplicando técnicas agroflorestais sintrópicas e consociação de diferentes espécies que terão diferentes funções para encontrar o equilíbrio do ecossistema. No pomar, fez-se a experiência do plantio de uma bananeira com uma cama enriquecida com cactos e o plantio de uma chanfuta (árvore da família de leguminosas que se encontra no sul de África) consociada com moringas, outras espécies florestais, leguminosas e hortícolas.
Nos canteiros das hortícolas, para além do plantio de alface, couve e cebola, foi igualmente plantado moringa, mandioca, beringela e uma mistura de sementes de árvores nativas. Por fim, foi ainda feita a receita de um biofertilizante que pode ser usado no campo das hortícolas ou no pomar.
*Helena Maltez é cofundadora do Mutirão Agroflorestal, agrónoma, ex-geneticista e jardineira agroflorestal. Já trabalhou no WWF Brasil, TV Brasil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal de Brasília e Jardim Botânico de Brasília. É consultora do ICRAF – World Agroforestry Centre. É educadora agroflorestal com foco em adolescentes e mulheres.
Esta atividade foi promovida no âmbito do projeto “O nosso futuro é hoje: Fortalecimento da resiliência alimentar e ambiental das comunidades vulneráveis do distrito de Matutuine” que conta com o financiamento do Camões, I.P. e da Ayuda En Acción.