Entre 21 e 25 de agosto, o Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula recebeu 24 jovens do ensino secundário do distrito de Matutuine para a Semana Ativa – Green Camp, um programa formativo de eventos didáticos – palestras, debates, dinâmicas e atividades de campo – em torno de temas como a conservação da biodiversidade, agroecologia, turismo sustentável e gestão de pequeno negócio.
Participaram 24 estudantes dos Núcleos de Desenvolvimento Sustentável e Liderança das quatro escolas secundárias do distrito de Matutuine (seis por cada escola secundária de Matutuine) acompanhados por professores (um por escola). Ao longo dos dias, o programa foi diverso e muito participado:
  • No primeiro dia, recebemos a Dr.ª Celma Issufo, presidente do CTA Matutuine (Confederação das Associações Económicas de Moçambique) que partilhou com os/as jovens a sua trajetória, experiências em gestão de negócios nos setores do Comércio, Restauração, Hotelaria, assim como no desenvolvimento de ideias e empreendimentos empresariais.
  • No segundo dia, os/as jovens estudantes participaram numa formação sobre Plano de Negócios, na qual contactaram com o conceito de um plano de negócio e as suas etapas, e tiveram oportunidade de elaborar, em grupos, um pequeno plano de negócio. Foi, ainda, realizado um workshop sobre Produção de Mel e Fruteiras Melíferas, dinamizado pelo director técnico da Frutimel, o apicultor José Alcobia, que partilhou com os/as estudantes e professores as técnicas de extração de mel, a demonstração de funcionamento de uma sala de processamento de mel e as suas experiências de longos anos na Apicultura.
  • O terceiro dia foi dedicado à formação em Turismo Sustentável, dinamizada pelo especialista em desenvolvimento comunitário Noé Langa. Foi introduzido o conceito do turismo sustentável e seus pilares, e de que forma pode ser uma ferramenta de desenvolvimento comunitário. Existiu, ainda, um momento prático em que os/as jovens puderam pensar e elaborar ideias de projetos.
  • No quarto dia, os/as jovens receberam uma formação sobre Biodiversidade, dinamizada pela VIDA, em que foram abordados diferentes conteúdos sobre a riqueza e a diversidade biológica do distrito de Matutuine. De seguida, tiveram oportunidade de contactar com a Associação Pfukani Djabula, detentora da Marca Djabula. Através de vários workshop, aprenderam a produzir cestaria tradicional, cadernos e papel reciclado a partir de recursos localmente disponíveis.
  • No último dia, foi realizada a formação em Agroecologia, dinamizada pela VIDA e pelos jovens estagiários do Instituto Agro-Industrial de Salamanga. Foram realizadas diversas atividades de campo como a montagem de canteiros ecológicos, pilha de compostagem, produção de biopesticidas, tendo sido, ainda, realizado o plantio de mudas de Margosa.