Entre 21 e 23 de outubro de 2023, realizámos o Encontro Anual no Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula, em Moçambique, com alunos/as e professores/as das quatro escolas secundárias envolvidas no projeto “Jovens para a Mudança”. Contámos com a participação de 40 estudantes dos Núcleos de Desenvolvimento Sustentável e Liderança constituídos em cada escola, acompanhados/as por 8 professores.

Os dias deste Encontro abriram um espaço de partilha e de debate, onde os/as estudantes puderam apresentar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo nas sessões dos Núcleos e no trabalho prático nos campos de agroecologia. O programa foi diverso, combinando atividades práticas com momentos de debate e de reflexão.

A importância deste Encontro reside no facto de juntar jovens de diferentes territórios geográficos e socioeconómicos do distrito de Matutuine, permitindo uma maior representatividade de pessoas e de contextos, e proporcionando um intercâmbio entre estudantes e suas experiências.

No primeiro dia, foram abordados temas relativos à Conservação da Biodiversidade e às Alterações Climáticas. Na sequência das atividades, existiu um momento de elaboração de uma carta de princípios dos/as jovens de Matutuine com o objetivo de compilar e enaltecer os valores, as crenças, os sonhos e as responsabilidades para com o distrito.

O segundo dia iniciou com a formação em produção de mudas e multiplicação de sementes dinamizado pelo engenheiro florestal, Adérito da Silva. De seguida, a formação sobre sistemas agroflorestais permitiu gerar uma reflexão conjunta sobre o impacto da exploração humana nos ecossistemas e nos meios de subsistência das famílias. O dia completou-se com uma atividade prática de restauro da paisagem e de habitats, através da plantação de estacas/manivas de mandioca no pomar de citrinos do Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula, dando-se, assim, início ao processo de criação de um campo de demonstração agroflorestal.

No último dia de atividades, a equipa VIDA realizou a compilação e a apresentação da Carta de Princípios que serve como um instrumento de identificação dos/as jovens e permite que estes partilhem as mesmas ideias e iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável de Matutuine.

Em suma, este encontro anual proporcionou aos/às jovens um momento para refletir e consolidar os conteúdos aprendidos, de modo a sentirem-se mais capazes e confiantes para responder aos desafios do seu futuro e do seu distrito!

Projeto “Jovens para a Mudança – O desafio do desenvolvimento sustentável de Matutuine” financiado pelo Camões, IP, Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Biofund.