No dia 25 de março, inaugurámos oficialmente Espaço Ur-GENTE,  o primeiro Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau, no âmbito do projeto com o mesmo nome – Ur-GENTE, Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau.
O evento contou com a presença do Ministro da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Augusto Gomes; do Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Artis Bertulis; do Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Miguel Cruz Silvestre; e do Presidente da Câmara Municipal de Bissau, José Medina Lobato, que referiram a importância deste espaço no panorama da cultura e das artes no país, a par da importância da arte, em geral, para a construção de sociedades e comunidades mais sãs e plurais.

Olálio Trindade, Representante ONGD VIDA na Guiné-Bissau

Da esq. para dta.: Embaixador da UE na Guiné-Bissau – Artis Bertulis; Ministro da Cultura da Guiné-Bissau – Augusto Gomes; Presidente da CM Bissau – José Lobato; Coordenadora do projeto (ONGD VIDA) – Carolina Rodrigues; Representante ONGD VIDA no país – Olálio Trindade; Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau – Miguel Silvestre.

Na inauguração, contámos, ainda, com a presença dos parceiros do projeto Ur-GENTE – Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (Cabo Verde), Companhia de Música Teatral (Portugal) e GTO Grupo de Teatro do Oprimido (Guiné-Bissau) – amigos e formandos/as do projeto para completar esta celebração.

Este Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar pretende ser um espaço dedicado à promoção da arte, cultura e educação, bem como à formação no campo artístico, cultural e artístico-comunitário. Entre 27 e 31 de março, o Ur-GENTE foi o palco principal do DJINTIS, o primeiro Festival de Artes Cénicas de Bissau.

 

A reabilitação e equipamento deste espaço cénico foi realizado no âmbito do projeto “Ur-GENTE, Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau”, apoiado pela ação PROCULTURA, financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P.

Antes da reabilitação

Saiba mais aqui e aqui.