A partir de 8 de julho, encontra-se disponível a primeira linha telefónica de apoio em saúde, totalmente gratuita e acessível a toda a população 24h por dia.

O projeto “Linha de Saúde 24h – Reforço da disponibilidade e proximidade dos Serviços de Saúde à população da Guiné-Bissau”, iniciado em janeiro de 2024, quer alargar a disponibilidade de serviços e de informação em saúde a qualquer cidadão, técnico de saúde ou agente de saúde comunitária em todo o território guineense.

Este projeto surge no seguimento do trabalho dinamizado pelo centro de atendimento telefónico para a COVID-19, coordenado pela ONGD VIDA entre 2020 e 2022, com o financiamento do PNUD, e em parceria com o Alto Comissariado COVID-19 da Guiné-Bissau, que se demonstrou particularmente importante pela capacidade de aproximação à população, assegurando o acesso a serviços de saúde especializados, em plena pandemia COVID-19, de uma forma simples e gratuita, sem a necessidade de deslocações.

Feito o balanço do serviço prestado em conjunto com as entidades nacionais de Saúde e parceiros internacionais, revelou-se unânime a necessidade de dar continuidade a este tipo de serviço em saúde, sendo que 85% da população guineense tem acesso a rede móvel.

Créditos fotografias: João Marco (INESC TEC)

Entre 1 e 6 de julho de 2024, a equipa da Linha de Saúde 24h recebeu formação para a utilização do programa informático, desenhado em conjunto com o parceiro tecnológico INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Universidade do Porto). A formação foi ministrada, em Bissau, pelos programadores João Marco e Pedro Moreira (INESC TEC).