Em pleno centro de Lisboa, cresce a FCULresta, uma minifloresta densa, biodiversa e multifuncional em contexto urbano.
Situada no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), a atividade de plantação envolveu cerca de 150 jovens, que, ao longo de uma semana, transformaram um relvado – um espaço pouco biodiverso e com elevado consumo hídrico – num espaço de abundância – mais de 600 espécies de plantas autóctones -, de alto impacto e com baixa pegada ecológica.
Criada no âmbito do projeto “1Planet4All”, que pretende envolver os jovens para ações concretas que promovam soluções locais para o problema global das alterações climáticas, esta iniciativa partiu da parceria entre a VIDA e a 2adapt, parceiro do projeto em Portugal, e foi desenvolvida em estreita cooperação com a Faculdade de Ciências de Lisboa.
A FCULresta é um exemplo de mobilização da sociedade civil para a Ação Climática e para o Desenvolvimento Sustentável em meio urbano, sendo que ao longo de todo o processo, foram envolvidos diversos parceiros e apoios fundamentais para a sua concretização.
No último dia de plantação, celebrámos e oficializámos a inauguração desta FCULresta com a presença da subdiretora da FCUL, Margarida Santos Reis; do vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes; da vice-presidente do Camões I.P., Cristina Moniz; e da vice-presidente da ONGD VIDA, Ana Gaspar Nunes.
A FCULresta é coordenada pela Laboratório Vivo para a Sustentabilidade de Ciências da ULisboa e servirá igualmente como caso de estudo para avaliar e compreender o verdadeiro potencial deste método para a ação climática no Mediterrânico.
O projeto “1Planet4All”é implementado em Portugal pela VIDA, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com a 2adapt, com o financiamento da União Europeia e do Camões, I.P.