No âmbito deste projeto, foram criados 5 campos de demonstração comunitários para que as famílias pudessem observar e aprender técnicas de agroecologia de fácil replicação nas suas hortas, sensibilizando para a importância da diversificação dos alimentos e do seu valor nutricional na saúde de toda a família. Terminando o projeto, não podemos deixar de partilhar o balanço bastante positivo que nos tem chegado diretamente das camponesas beneficiárias deste projeto, que agora seguem o seu trabalho, em conjunto, mais fortes, motivadas e capacitadas.
“Quando nos vieram encontrar não tínhamos nada nas nossas cabeças, agora temos vários procedimentos de agricultura: como semear em linha, fabrico e uso de pesticidas orgânicos, pilha de compostagem para incorporar no solo… Sabemos fazer conservas e papas para as nossas crianças e sabemos a importância de variar nos alimentos para a nossa saúde.”
- Em março, para apoiar as famílias e comunidades após a passagem do ciclone Gombe que deixou um enorme rasto de destruição, perdendo-se todas as colheitas?
- Entre agosto e setembro, para aquisição de sementes para a nova campanha agrícola das camponesas da Ilha de Moçambique?
Graças ao vossos contributos, conseguimos continuar a apoiar estas camponesas: os campos de demonstração comunitários estão em pleno funcionamento, e as camponesas continuam a produzir as suas colheitas que lhe garantem mais e melhor alimento para as suas famílias.