É possível cozinhar a mudança? Cozinhar pode ser um ato revolucionário? Estas são questões de partida para as várias sessões de sensibilização que temos vindo a realizar em escolas secundárias de todo o país. Com esta sessão, procurámos abordar os desequilíbrios e desigualdades resultantes de um sistema alimentar atual, que agravam a crise climática e social por todo o mundo.
Os/as alunos e alunas foram desafiados/as a trazer um alimento local, contrastando com o alimento trazido pelo dinamizador da ONGD VIDA: um cacho de bananas da Costa Rica. Com este mote, iniciamos com a dinâmica “Desconstrução Construtiva”: em conjunto, vamos desvendo passo a passo todo o percurso da banana desde a sua origem até às mãos do/a consumidor/a. Por sua vez, os/as alunos e alunas reconstruíram o percurso dos alimentos que trouxeram, permitindo refletir sobre a importância do consumo local e sazonal com menor impacto na crise climática e nas comunidades humanas.
No final, os/as jovens foram desafiados a cozinhar um prato com esse alimento, podendo partilhar posteriormente com a equipa do projeto “1Planet4All”.
A dinâmica “Descontrução Construtiva” é uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada em qualquer contexto educativo. Está disponível de forma gratuita e pode ser descarregada no link abaixo.