O Centro de Saúde de Jolmete, na Guiné-Bissau, foi inaugurado no dia 13 de junho, após o término da sua reabilitação. Este centro de saúde encontrava-se maioritariamente inoperacional devido às condições muito precárias dos seus edifícios.

O centro de saúde de Jolmete pertence à área sanitária de Pelundo, na região de Cacheu, servindo cerca de 5 mil habitantes, correspondendo a quase metade da população desta área sanitária. A maioria da população acabava por não recorrer aos serviços médicos ou optava por deslocar-se até ao centro de saúde mais próximo a uma distância de 20 km de Jolmete, onde as vias de acesso são muito difíceis na época das chuvas, impedindo a rápida assistência em casos de emergência e colocando em risco os grupos mais vulneráveis como mulheres grávidas e crianças.

A comunidade de Jolmete tem agora um espaço seguro, limpo, com acesso à água e eletricidade, onde pode aceder a cuidados de saúde de maior qualidade. Logo na primeira semana após a reabilitação, 6 mães deram à luz no edifício da maternidade, o que não acontecia há muito tempo!

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Sra. Ministra da Saúde, do Sr. Secretário-Geral, do Diretor de Prevenção e Promoção da Saúde, do Diretor de Administração dos Sistemas de Saúde, do Diretor Regional de Saúde de Cacheu, do Comité de Infraestruturas do Ministério da Saúde, da representante VIDA na Guiné-Bissau, e ainda da Cooperação Portuguesa na Guiné-Bissau.

Recorde aqui o Centro de Saúde de Jolmete antes do início do projeto.

 

 

 

O Centro de Saúde de Jolmete foi reabilitado pela VIDA no âmbito do projeto “Mais Saúde para Jolmete” com o apoio do governo da Austrália, Embaixada de Portugal na Dinamarca e Portvinsbaren.