A colocação dos cartazes de Comunicação para a Saúde pelos bairros de Bissau iniciou-se animadamente com uma cerimónia de abertura na associação RENLUV, em Bissau, onde estiveram presentes alguns/algumas Agentes de Saúde Comunitária e as pessoas dos vários bairros que foram protagonistas dos próprios cartazes. A abertura decorreu dia 6 de dezembro de 2017 no âmbito da Quinzena dos Direitos da Guiné-Bissau, organizada pela Casa dos Direitos e por várias ONGs associadas.

A campanha de Comunicação para a Saúde, inserida âmbito do projeto Estratégia para a aceleração da redução da mortalidade materna, neonatal e infantojuvenil na Guiné-Bissau – Setor Autónomo de Bissau, pretende implementar atividades de informação, sensibilização e animação comunitária para conseguir um maior envolvimento e mobilização das estruturas locais na promoção da saúde pública, com impacto ao nível da aceleração da redução da mortalidade materna, neonatal e infantojuvenil no Setor Autónomo de Bissau. A colocação de cartazes com mensagens de sensibilização para algumas práticas essenciais de saúde foi uma das atividades desenvolvidas, a par da emissão do programa radiofónico sobre saúde “Saudi na nô bairu” (“Saúde no nosso bairro” no crioulo da Guiné-Bissau) numa parceria entre a rádio Sol Mansi, a Direção Regional de Saúde de Bissau e a VIDA.

Este projeto, no âmbito do programa da União Europeia, tem como objetivo aumentar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde de qualidade para as crianças menores de 5 anos e grávidas do Setor Autónomo de Bissau, através da operacionalização de uma rede de cerca de 1101 Agentes de Saúde Comunitária, que promovem as 16 Práticas Familiares Essenciais junto dos agregados familiares da sua responsabilidade – com especial atenção às mulheres grávidas e crianças menores de 5 anos. Conta com o cofinanciamento de UNICEF, Cooperação Portuguesa e Fundação Calouste Gulbenkian.