Nos dias 19 e 20 de junho (sábado e domingo), decorreu a atividade “Alimentação e CriseClimática: Pode o ativismo começar no prato?” na Quinta Ten Chi, em Sintra.
Pretendemos criar um dia de encontro para aprendizagem e partilha aberto a jovens de diferentes idades, experiências e contextos. A atividade foi organizada em duas partes:
  • Durante a manhã, abordámos as desigualdades e os impactes do sistema alimentar atual e algumas ferramentas para um exercício mais consciente nas nossas escolhas, a partir do know-how e experiência das Wakeseed Agroecologia;
  • Pela tarde, a Helena Areal, antiga coordenadora de projeto de Desenvolvimento da ONGD VIDA na Guiné-Bissau, guiou-nos por uma proposta de caminho de como passar de uma ideia à ação, havendo lugar para a partilha de diferentes experiências de ativismo e de projetos individuais de impacto comunitário.

 

Com esta atividade, procurámos fortalecer a capacidade de ação e de influência dos/das participantes nas suas comunidades e grupos, e dar ferramentas para um exercício mais consciente nas nossas escolhas.

A atividade decorreu com todas as medidas de segurança, tendo em conta a situação da pandemia Covid-19, e contou com um grupo de participantes para cada dia. Foi organizada no âmbito do projeto europeu “1Planet4All” implementado em Portugal pela VIDA, com o financiamento da União Europeia e do Camões, I.P.