No dia 28 de abril, realizou-se o lançamento oficial do projeto piloto (inquéritos e base de dados) para a recolha de dados junto das famílias mais vulneráveis do distrito de Matutuine, em Moçambique. Este momento contou com a presença da Diretora Provincial de Assuntos Sociais de Maputo, da Secretária Permanente da Administração do distrito de Matutuine, da Diretora Distrital dos Serviços de Saúde, Mulher e Ação Social e de chefes dos Postos Administrativos e de localidade.

Após o lançamento oficial, procedemos à entrega de uma motorizada e um computador portátil para a Repartição de Ação Social do distrito de Matutuine, bem como de equipamento de proteção Covid-19 para 13 centros de saúde desse distrito.

A equipa da Diretora Provincial visitou, ainda, uma família do distrito, beneficiária de apoio social do Estado, e foi conhecer o Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula, onde se encontrou com as responsáveis pelo artesanato da Marca Djabula.

Esta base de dados piloto permitirá a recolha de informação sobre a história social das famílias dos povoados do distrito de Matutuine, através da rede de ativistas comunitárias, com o apoio da Repartição de Ação Social do distrito de Matutuine e dos líderes locais. Prevê-se que até agosto 2021 seja recolhida informação junto de 1600 famílias em situação vulnerável ou de risco.

A conceção dos inquéritos e respetiva metodologia para a recolha, sistematização, análise e armazenamento dos dados é um processo que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos meses com a equipa da Diretora Provincial de Ação Social de Maputo, tendo sido validado pelo Instituto Nacional de Estatística de Moçambique.

 

Veja a reportagem da TVL – Televisão Local sobre o lançamento do projeto piloto:

 

Projeto “O nosso futuro é hoje: Fortalecimento da resiliência alimentar e ambiental das comunidades vulneráveis do distrito de Matutuine” cofinanciado por Camões,I.P. e Ayuda en Acción.