CONTEXTO
Os Encontros com a Cultura são uma atividade integrada no projeto Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau e iniciaram em novembro de 2022. Com frequência regular, reúnem um coletivo diversificado que se encontra – em presença ou digitalmente – para debater, refletir e gerar novos olhares que resultam do cruzamento que interliga o contexto e vozes da Guiné-Bissau, ao mundo. Com foco em temáticas relacionadas com as áreas artísticas, culturais e sociais, pretendem gerar um movimento contínuo de pensamento, que inspire ações democráticas e inclusivas no planeamento e no desenho estratégico da política cultural da Guiné-Bissau.
Este encontro, particularmente, debruça-se – e abre portas! – ao tema do arquivo e tradição oral, pela necessidade não só de escutar, mas de registar a memória sobre a qual se sonha o futuro.
PROGRAMA
MANHÃ _ Aberto ao público
10h00* | Boas vindas por Ana Gaspar Nunes – Vice-Presidente da ONGD VIDA
- Intervenção de António Nunes – Diretor do Centro Cultural Português em Bissau, em representação do Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau
- Intervenção de Sofia Moreira de Sousa – Representante da Comissão Europeia em Portugal
10h15 | Apresentação do projeto Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau e do programa do 3º Encontro com a Cultura
10h30 | Intervenções:
- Arquivo: entre resgatar e produzir memória | Maria João Brilhante (FLUL)
- Contar histórias – contar as histórias | Ana Paula Tavares (FLUL)
Moderação: Gustavo Vicente (CET – FLUL)
11h30 | Conversa aberta com o público
12h15 | Intervenção de representante da Secretaria de Estado da Cultura na Guiné-Bissau
12h30 | Almoço (livre)
TARDE _ Restrito ao Grupo de Trabalho Ur-GENTE
14h00 | Síntese da discussão da manhã
14h20 | Trabalho em Grupo:
Que aspectos da cultura guineense é urgente valorizar? Qual o papel da oralidade? É possível fazer um balanço de materiais a resgatar e conservar? Que tipo de arquivos é possível criar? Que condições existem para o fazer? Como construir uma visão de futuro que inclua a internacionalização do património artístico guineense?
- Com a participação especial de Iaguba Djaló, Manuel da Costa, Atcho Express, Marinho Pina e Edson Incompté
- Moderação: Gustavo Vicente (Lisboa) e Carolina Rodrigues (Bissau)
17h00 | Encerramento
- Mercedes Pinto – Camões, I.P.
* Horário de Lisboa (GMT +0h00)
Inscrições
Apenas para quem assiste presencialmente de Lisboa
Ana Paula Tavares
Poeta, cronista, historiadora e professora, nasceu na cidade de Lubango, província de Huíla, Angola. É Doutora em Antropologia da História pela Universidade Nova de Lisboa (2010), Mestre em Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1996) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1982). É professora convidada na Universidade de Lisboa, Portugal, e na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola. Dedica sua atenção às áreas da cultura, museologia, arqueologia e etnologia, patrimônio e ensino, colaborando com várias instituições como o CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e o AHNA (Arquivo Histórico Nacional de Angola).
Maria João Brilhante
É Professora Associada com agregação aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou e dirigiu os cursos de Mestrado e de Doutoramento em Estudos de Teatro. É investigadora do Centro de Estudos de Teatro, que também dirigiu. Desenvolve o projecto ARTHE – Arquivar o Teatro, financiado pela FCT. Foi presidente do Conselho de Administração do TNDMaria II (2008-2011).
Publicou ensaios e livros sobre literatura, tradução, iconografia e história do teatro e do espectáculo. Faz tradução de teatro e dirige a colecção de Biografias do Teatro Português publicadas pela INCM. Pertence aos Conselhos Editoriais da revista Sinais de Cena e da revista da EASTAP (European Association for the Study of Theatre and Performing arts).
Gustavo Vicente
É professor, investigador, actor e encenador. Lecciona Dança Contemporânea, Estudos de Performance e Prática-como-Investigação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Coordena a linha de investigação Discursos Críticos em Artes Performativas do Centro de Estudos de Teatro. Membro do Choreography & Corporeality Working Group (International Federation for Theatre Research) e do conselho editorial da Sinais de Cena: revista de estudos de teatro a artes performativas. Enquanto actor (desde 2001) e encenador (desde 2009), tem trabalhado com diversos criadores em teatro e cinema. Colaborador regular do Teatro do Vestido.
Carolina Rodrigues
Carolina Rodrigues vive na Guiné-Bissau desde 2010. A sua atual prática profissional mistura o seu percurso académico – ligado à educação e ao teatro – à diversidade de experiências profissionais em diferentes contextos, e a um processo de pesquisa pessoal semeado de muitos encontros felizes e generosos na partilha de saberes e afetos.
Desde finais de 2017 faz parte da casa VIDA (ONGD VIDA), onde, desde 2021, coordena o projeto “Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau”.
Organização: Ana Paula Tavares, Carolina Rodrigues, Gustavo Vicente, Maria João Brilhante, Patrícia Maridalho