Nos dias 11, 13 e 15 de outubro, decorreu a 2ª edição da Oficina “Speakers do Clima”, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As três sessões da oficina, dirigida a estudantes do ensino universitário, pretenderam e dar ferramentas para uma comunicação eficaz das Alterações Climáticas, organizadas de acordo com uma metodologia OCA – Observar, Compreender e Agir.
Ao longo da Oficina, foram abordadas questões como os perfis face às alterações climáticas, a comunicação visual, a importância da literacia mediática para combater a desinformação, e a análise de diferentes conteúdos mediáticos, entre outros. Nas sessões, acolhemos também um investigador e um estudante de doutoramento em Media Digitais da Faculdade de Letras do Porto que apresentaram, respetivamente, programas de edição de imagem, e como fazer um guião para vídeo.
Durante uma das sessões da oficina, houve a oportunidade de apresentar e conversar sobre o trabalho da ONGD VIDA na Guiné-Bissau e em Moçambique, procurando ligar ao tema da Justiça Climática e à importância do papel das ONGD no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para aplicar algumas dos tópicos aprendidos, os/as participantes foram desafiados/as a produzir um conteúdo mediático sobre as alterações climáticas, definindo as estratégias comunicativas de acordo os objetivos da comunicação e público-alvo a que se pretende dirigir, que apresentaram numa sessão posterior no dia 21 de outubro.
- Queres saber mais sobre a comunicação das alterações climáticas? O Manual Speakers do Clima está disponível aqui.
Esta oficina foi promovida no âmbito do projeto europeu “1Planet4All”, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o financiamento da União Europeia e do Camões, I.P.